O município de Beberibe localizado no litoral leste do Estado do Ceará, fica a cerca de 75 km da capital Fortaleza. Tem uma população de 49.311 habitantes (IBGE-2010) numa área de 1.624 km².
O Distrito foi criado com a denominação de Beberibe, pela lei provincial nº 2051, de 24 de novembro de 1883, subordinado ao município de Cascavel.
Foi elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cascavel, pela lei estadual nº 1153, de 22 de novembro de 1951, sendo desmembrado de Cascavel.
De acordo com divisão territorial datada de 18 de agosto de 1988, o município é constituído de 6 distritos: Beberibe, Itapeim, Parajuru, Paripueira, Serra do Félix e Sucatinga.
A cidade de Beberibe está localizada nas terras de sesmarias concedidas ao capitão Domingos Ferreira Chaves, Manuel Nogueira Cardoso, Sebastião Dias Freire e João Nóbrega pelo capitão-mor Tomás Cabral de Olival, em 16 de agosto de 1691.
Conta a tradição, pelo testemunho de seus antigos habitantes, que nos primeiros anos do século passado houve um naufrágio de uma embarcação portuguesa naquelas paragens, da qual era passageira dona Maria Calado. Fervorosa devota da Sagrada Família, a portuguesa fizera uma promessa de que, se chegasse à terra com vida, nos destroços do navio que lhe serviam de sustentáculo sobre as ondas, mandaria levantar, no ponto em que aportasse, uma capelinha sob a invocação de Jesus-Maria-José.
A mulher aportou às praias do Morro Branco e ali adquiriu terras que confinam com a meia légua do rio Pirangi-norte-sul e ainda entre o rio Choró e a barra da lagoa do Uruaú. Ali fixou residência e mandou construir a capelinha de sua promessa.
Mais tarde Lucas Brasileiro Ferreira de Araújo, neto de Baltazar Ferreira, dono do sítio Lucas, nome primitivo do distrito de Beberibe, quando da criação do município de Cascavel, levantou outra capela, sob o mesmo orago, em frente à sua residência na cidade de Beberibe.
Anos depois, o coronel Raimundo José Pereira Leite, homem rico de Cascável, sobrinho e genro de Baltazar Ferreira do Vale, do sítio Lucas, fez uma grande reforma na capela, que foi ampliada e transformada em Igreja Matriz.
Igreja Jesus, Maria José
Cidade com forte apelo turístico, extensa rede hoteleira e grande oferta de equipamentos de turismo e lazer, Beberibe atrai um grande número de visitantes, além de empreendedores interessados em se estabelecer comercialmente no local. Com estas características necessita manter rígido controle no combate a exploração desordenada de recursos naturais, a ocupação irregular de sítios e áreas protegidas, a gestão adequada do lixo e resíduos gerados por visitantes e turistas, dentre outras providências.
A retirada de areia das falésias para uso no artesanato é um dos problemas ambientais do local, assim como as inscrições nas falésias decorrentes da atividade turística desordenada.
os passeios em veiculos motorizados na área de dunas, utilizados em larga escala, prejudicam o ecossistema e representam uma ameaça a fauna do lugar.
O Estado do Ceará localizado no semi-árido, com sérios problemas de estiagem e secas periódicas, tem como maior patrimônio (talvez o único) a sua bela paisagem natural. A preservação ambiental não é uma opção, é uma questão de sobrevivência.
Fonte: IBGE
fotos: arquivo do Blog
Tudo muito lindo, mas na escalada que vai,
ResponderExcluirdaqui a algum tempo, vai faltar areia colorida para as garrafinhas e outros atrativos. Sem a preservação ambiental, a degradação vai a passos largos...
Grande e oportuno alerta, como sempre, vc faz...
Beijos