terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Encontro de Padre Cícero com Lampião

Um dos fatos mais pitorescos da passagem da Coluna Prestes pelo Ceará deu-se com o inusitado convite feito por Floro Bartolomeu ao cangaceiro Lampião – para combater os rebeldes e defender a legalidade. 
Ainda sediado em Campos Sales, com seus batalhões de jagunços, Floro teria enviado um mensageiro portando uma carta para o “rei do cangaço” – carta referendada e assinada também por Padre Cícero – pedindo a presença do cangaceiro em Juazeiro.  

Padre Cícero e Floro Bartolomeu - a união entre religião e política no sertão do Ceará

Lampião que, por ser devoto de Padre Cícero, evitava atacar o Ceará, ao receber o convite do padre apressou-se a atendê-lo, chegando a Juazeiro com cerca de 50 homens, no inicio de março de 1926, quando a Coluna já havia deixado o Estado.
Naquela cidade, num único e marcante encontro, Lampião, após ser aconselhado por Padre Cícero a deixar aquela vida de bandidagem, comprometeu-se a combater a Coluna Prestes, recebendo armas, fardamentos e uma patente de capitão do Exército.

Capitão Virgulino Ferreira

A presença de Lampião em Juazeiro provocou alvoroço. Uma multidão se formou para ver o famoso cangaceiro e seu bando. Lampião concedeu entrevistas, bateu fotos, ofertou esmolas à igreja local, recebeu visitas e foi agraciado com presentes, sem ser incomodado pela polícia. 
O bando deixou Juazeiro satisfeito, sobretudo porque o documento que dava ao chefe a “patente” de capitão – o que correspondia ao perdão de seus crimes e a não ocorrência de mais perseguições por parte da polícia – havia sido assinado a pedido de Padre Cícero pela única autoridade federal em Juazeiro, um agrônomo do Ministério da Agricultura, Pedro Albuquerque Uchoa.

Conta-se que chamado mais tarde a Recife, para explicar tamanho absurdo, o agrônomo teria dito aos seus superiores que, naquelas circunstâncias, e com o medo que tinha de Lampião, ele teria assinado até a demissão do presidente Arthur Bernardes.

Lampião, contudo, não foi combater a Coluna Prestes. O cangaceiro, agora definitivamente nomeado Capitão Virgulino Ferreira, talvez tenha temido a fama de guerreiros dos tenentes, talvez tenha ficado irritado ao descobrir que a “patente” não tinha valor legal, portanto não valia nada. 
Virgulino ainda tentou falar com Padre Cícero, mas este se recusou a recebê-lo novamente. 
O patriarca de Juazeiro foi duramente criticado pela imprensa de Fortaleza, a qual usou o episódio como prova da proteção que o padre fazia a criminosos.
Apesar do acontecido, Lampião nunca perdeu o respeito nem a admiração que tinha por Padre Cícero. 

Padre Cícero Romão Batista

Em junho de 1927, Lampião voltou ao Ceará, após uma fracassada tentativa de saquear Mossoró, no Rio Grande do Norte. O bando ocupou Limoeiro do Norte, exigindo uma quantia em dinheiro como “resgate”. 
Dias após deixar Limoeiro, Lampião sofreu uma emboscada feita por 500 policiais, perdendo grande parte das provisões, munições e montarias. 
Com poucas armas, a pé na caatinga, os cangaceiros travaram em seguida outro tiroteio com a polícia, desta vez na Serra da Macambira, em Pernambuco. apesar da escassez de armamentos, os bandidos derrotaram centenas de policiais, fazendo aumentar nos sertões a lenda do “rei do cangaço”. 
Ajudados por coiteiros, os cangaceiros escaparam para os sertões de Pernambuco.    

A Outra Versão para o Encontro

Os fiéis juazeirenses até hoje reagem com indignação a esse relato do encontro entre Padre Cícero e Lampião. Segundo uma versão que veio a público em data recente, 
Lampião teria “ouvido falar” que Padre Cícero precisava de ajuda para combater os “revoltosos”, e compareceu espontaneamente a Juazeiro. 
O padre, pego de surpresa com a presença dos cangaceiros, e sem outras opções, viu-se obrigado a hospedar Lampião, por temê-lo e para evitar um confronto do bando com a população. 
Padre Cícero encontrou-se então, duas vezes com o rei do cangaço e não lhe teria dado nem as armas nem a “patente”, porque como prefeito, não tinha poderes para tanto. 

O secretário de padre Cícero Benjamim Abraão em fotos dos anos 1930 ao lado do bando de Lampião. O libanês registrou as únicas imagens fotográficas do cangaço.

Segundo ainda essa versão, foi o secretário de Padre Cícero, o libanês Benjamin Abraão, que teria sugerido, em tom de brincadeira, que a “patente” poderia ser dada pelo agrônomo. Vendo o interesse do cangaceiro, Abraão viu-se obrigado a convencer Pedro Uchoa a redigir o documento.  

Benjamim Abraão ao lado de Maria Bonita e Lampião 


Também teria sido sua a idéia de confeccionar e dar fardamentos dos ”batalhões patrióticos” aos cangaceiros. 
Essa versão exime totalmente tanto o Padre Cícero quanto Floro Bartolomeu de qualquer responsabilidade na contratação dos serviços do bando de Lampião. 

fonte:
História do Ceará de Airton Farias

51 comentários:

  1. Há quem diga que Lampião foi um herói, mas ele não passou de um bandido sanguinário, acusado de muitas mortes e estupros. Padre Cícero o respeitava porque o temia, assim como muitos proprietários de terras ricos, escapando de suas garras a troco de favores financeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um com seu modo de pensa Pra mim não e uma bandido ,ele pode ter feito coisas erradas mais não acho ele bandido!

      Excluir
    2. Moacir no seu ponto de vista se Lampeão era o vilão, Bandido quem era as vítimas? Quais os motivos do surgimento do cangaço?

      Excluir
    3. MOACIR SE SEUS PAIS FOSSEM MORTOS NA SUA INFÂNCIA QUAL SERIA O SEU DESTINO JA QUE QUEM MATOU OS PAIS DE LAMPIÃO FORAM AS POLICIAS VC CONCERTEZA IRIA SE REVOLTAR TAMBÉM,QUALQUER UM FAZ O QUE PODE ELE SÓ PENSOU EM SE VINGAR,PRA MIM LAMPIÃO FOI UMA LENDA QUE VIVE ATÉ HOJE CABRA MACHO DO SERTÃO TEM QUE SER ASSIM.

      Excluir
  2. concordo com você, Lampião não era respeitado e sim temido. E nunca foi herói, era um bandido covarde que andava sempre com um bando.

    ResponderExcluir
  3. Lampiao foi vitima das circunstancias viveu em epoca de miseria onde quem mandava era os coroneis, com total ausencia do estado se ele tivesse a oportunidade teria sido um aliado das forças nacionais, mas zombaram dele dando essa patente sem valor nenhum, pra mim foi um heroi desbravador nordestino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os fins nao justificam os meios. Só porque sofreu injustiça por parte do Estado na época e queria se vingar dos policiais que mataram seus pais, matar, estuprar, torturar e aterrorizar os cidadãos da época, não tinha nada a ver com o que aconteceu com ele. Se ele queria se vingar, que corresse atrás de que matou sua familia e não pessoas inocentes. Bandido é bandido, e quem defende um cara desses é mais canalha do que ele.

      Excluir
  4. Ola Paulo, não concordo com suas colocações, mas as respeito, o blog é democrático. Obg por viistar o site, volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Thiago Guedes

    Hoje em dia ainda existem mas bandido q atigamnete so q nao usam mas a força bruta e sim as palavras como Lampião usa pelo seu idela aquela era um epoca de guerra violencia onde quem mandava e tinha poder era os coroneis e onde nem o povo podia se espressar enao a unica maneira q Lampiao arrumou foi combater fogo com fogo ele era os dois heroi e bandido pois na guerra todos os lados sao um pouco de cada pois ambos defedem seu ideal e quem os apoias vai sempre achar q o seu lado sempre sera o heroi e o contra os bandidos..................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Gostei do seu comentário! É bem definido.

      Excluir
    3. Gostei do seu comentário! É bem definido.

      Excluir
    4. Matar gente,estuprar,torturar, roubar inocente, não deve usar como desculpa a morte a familia de lampião. Se ele queria se vingar, que fizesse isso contra aqueles que de fato mataram sua familia e nao pessoas inocentes que nao tinha nada a ver com a história. É justo isso?

      Excluir
  6. Valeu Thiago,
    obrigada pela visita ao blog.

    ResponderExcluir
  7. Acho q lampião teve um pouco de eroi, por se tratar de um homem pobre que lutou contra os coronéis de sua época em busca de respeito, porém nada justifica os crimes que ele cometeu, então nessa história n tem claramente um bandido e um mocinho, e sim duas visões.

    ResponderExcluir
  8. Olá Willian
    dizem que a história é contada do ponto de vista do vencedor, portanto, só tem um lado, o oficial. Mas no caso de lampião há muitos relatos de moradores, pessoas tão desassistidas quanto ele, tão pobres quanto ele, que se tornaram suas vitimas. Por isso não vejo heroísmo nas lutas de Lampião. Mas respeito seu ponto de vista. Obrigada pela visita, volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. Padre Cicero borrava as calças qdo via falar em Lampião, por isso o elogiava tanto como tal de-lhe e patente de capitão, que ridículo heim

    ResponderExcluir
  10. Unknown
    a turma de cangaceiros + Lampião andavam fortemente armados, eram extremamente cruéis, não respeitava absolutamente ninguém, invadia, matava, roubava, sem critérios, sem motivos. Quem não teria medo de se confrontar com pessoas assim?
    Padre Cicero tinha medo sim, de Juazeiro ser invadida pelo bando, de ter confronto com os moradores e das consequências disso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Fátima quer dizer que Lampeão saia matando fazendo crueldades em troco de nada ? Mais na matéria acima fala que Lampeão era devoto de padre Cícero e o respeitava então porque Padre Cícero tinha tanto medo assim de Lampeão? Me responda por favor por que surgiu o cangaço? Eu respeito sua opinião porem discordo e acho que você comenta pelo seu sentimento não pelos fatos, Eu estudo e História e vejo que na história do cangaço quanto mais o tempo passa outras versões vão surgindo ou melhor outras opiniões, lie em um site agora " o cangaço foi um Fenômeno do banditismo no CERRADO brasileiro " Era em um site conhecidíssimo e acessado por muitos alunos ,eu pensei nossa esse esta sabendo legal,. Qualquer pessoa faz um vídeo coloca no youtube as pessoas assistem e já vão repassando a informação e afirmando, brigando discutindo como se fosse verdade.

      Excluir
    2. O Lampeão teve a coragem e destemor de agir como aquilo que se chama de bandido para combater as crueldades do coronelismo que estava acima das proprias leis naquela época, matando e explorando quem queria sem nenhuma ounição.

      Excluir
    3. Parabéns cara senhora Fátima Garcia, a esquerda brasileira junto com a rede Globo, transformaram o fora da lei e assassino Virgulino Ferreira, vulgo Lampeão, em herói. E infelizmente, muitos brasileiros carentes de heróis compraram esta falsa ideia. A senhora é uma mulher muito bem informada da verdadeira história do Brasil. Obrigado e DEUS lhe abençoe.

      Excluir
  11. nao sei se ele era certo ou errado quem sou eu para julgar,mas só deus sabe sabe o q ele passou quando viu as mortes dos pais e o q ele viveu.Nao compete a nos acha isso ou aquilo,aó quem sabe é Deus.

    ResponderExcluir
  12. olá flavyana,
    nunca houve na história do Ceará uma figura mais controvertida do que o Padre Cícero. Cada um acha uma coisa. E todos estão certos.

    ResponderExcluir
  13. A GENTE QUE É DE FORA, DE OUTROS ESTADOS NÃO SABEMOS VERDADEIRAMENTE A BIOGRAFIA DO PADRE CÍCERO, O QUE O POVO DAI DA REGIÃO DELE DIZE E PENSA SOBRE ELE, ALGUEM AI PODE ME DIZER DE FATO SE ELE É TÃO SANTO COMO AS PESSOAS MAIS IDOSAS DE OUTROS ESTADOS O ENDEUSAM? QUANDO NA VERDADE PELO POUCO QUE JA VI, PERCEBI QUE ELE MORREU EXCOMUNGADO DA PRÓPRIA IGREJA, OU SEJA: SEGUNDO A IGREJA CATÓLICA, SEM PERDÃO. COMO PODE SER?
    SE ALGUEM PUDER ME RESPONDER, FICO GRATO...UM BOM DIA A TODOS..

    ResponderExcluir
  14. olá mercio,
    Essa questão da igreja ter excomungado Padre Cícero é no mínimo contraditória, porque todas as datas sobre o padre nos dias atuais (aniversário de nascimento, de morte) são celebradas com a participação da Igreja católica, e a a igreja N.S. das Dores, é o quartel general da veneração ao Pe. Cicero.
    No meu outro blog tem tem várias postagens sobre a biografia do padre, procure com o marcador Padre Cícero. o link é
    www.fortalezaemfotos.blogspot.com
    abs

    ResponderExcluir
  15. Só acho que todos os cangaceiros foram vitimas das situações da época,porém abusaram do poder de cangaceiro e usaram a desculpa de tais situações para matar pessoas mesmo que inocentes, Lampião foi sim herói ,mas também foi bandido,temos que ter discernimento para distinguir ambas partes... respeito todas as opiniões expostas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso, Pjstudio, também não concordo com algumas, mas respeito todas. abs

      Excluir
    2. estrupando e matando ainda tinha um padre vagabundo filha da puta que dava cobertura a esse bandido ainda tem gente que acha que esse merda ainda e um heroi

      Excluir
    3. o povo tem que deixar de ta valorizando bandido e fazer dele eroi eu sou um nordestino nao concordo com essa coisa

      Excluir
    4. Na minha opinião cirosi pitu o "padre Cícero" não temia a ninguém porque ele sempre teve Deus em seu coraçã, porém ele honrava a palavra de Deus, naquela época o padre Cícero queria apenas paz e segurança para o juazeiro, é tão tal que ele previu que averia seca absoluta se as pessoas não plantassem e etc...

      Excluir
    5. Na minha opinião cirosi pitu o "padre Cícero" não temia a ninguém porque ele sempre teve Deus em seu coraçã, porém ele honrava a palavra de Deus, naquela época o padre Cícero queria apenas paz e segurança para o juazeiro, é tão tal que ele previu que averia seca absoluta se as pessoas não plantassem e etc...

      Excluir
    6. Lampião não teve nada de herói. Deixem de hipocrisia. É muito bom falar que ele foi um herói quando matou um monte de gente que não tinha nada a ver com a situação. Se matarem a familia de vocês, então o assassino é um herói só porque sofreu com as injusticas políticas. Lampião era um bandido covarde e canalha.

      Excluir
  16. Bandido é bandido e ponto! Pobre povo que adimira a escória !!! Com certeza é por isso que o nosso país está atolado no lodo!!!

    ResponderExcluir
  17. Bandido é bandido e ponto! Pobre povo que adimira a escória !!! Com certeza é por isso que o nosso país está atolado no lodo!!!

    ResponderExcluir
  18. História d q a seja quem for que fez o bem ou afez o mal deve sim publicada.Mas não se canonizado alquém por testemunhos falsos

    ResponderExcluir
  19. Pitu meu caro,você com suas sábias palavras disse tudo,o vagabundo do lampião e seu bando tinham naquela época armamentos mais sofisticados e potentes do que a própria polícia e bancados por quem?padre Cícero;Ora ora o lampião foi expulso da cidade de Mossoró pelo um padre que sabendo da audácia do bandido em saquear a cidade armou a população e botou pra correr o safado o qual o então padre de Mossoró sabia do apito que o mesmo recebia do então padre cassado escomungado padre Cícero;padre Cícero um bandido por trás de uma batina

    ResponderExcluir
  20. Para mim e assim, todos justiceiros começam heróis depois quando ganham fama e principalmente dinheiro se tornam ditadores acima do bem e do mal.

    ResponderExcluir
  21. Ou com patente ou sem patente o que faz do homem um cidadão ou um desordeiro são os seus atos, o que caracteriza uma pessoa como ser humano ou desumano são seus feitos, ai eu pergunto quais as boas abras ou maus obras praticou Virgulino? (reflitam) No entanto a História esta acima do bem e do mau dai a necessidade de estudar a cerca do cangaço.

    ResponderExcluir
  22. lampiao seu bando demorou chegar no ceara sabendo qui coluna prestes estava no estado ai quando eles sairam do ceara bando de lampiao chegou isso e historico

    ResponderExcluir
  23. Respeito eles,pois fizeram alguma justiça aos mais pobres...porém cometeram crimes,e diversas vezes atentaram contra a vida de pessoas sem provas conclusivas,no impulso mesmo,,, mas perante a lei divina se tornarão réus..senão não teriam morrido praticamente na flor da idade,,alcançariam a longevidade

    ResponderExcluir
  24. Como ele ia combater a coluna prestes se já tinha acabado nao se sabe o que o padre disse a ele au certo mas angicos tem tudo a ver com essa com versa herói estrategista pra em palavras de hoje isso foi um chero do queijo articulado no encontro com u padre

    ResponderExcluir
  25. É muito interessante saber da verdadeira historia pra cada um tirar suas próprias conclusões e saber responder a verdade quando forem interrogado por outras pessoas.mais na verdade eu acho quem deveria levar a fama de rei seria dezenas de policiais que enfrentou o nesmo , para defender a nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  26. E aqui não estamos para discutir o ponto de vista de cada um, até memso, pq o ponto de vista é de cada um, baseado em sua cultura, vivencia, aprendizado.
    mas, aqui segue um pouco da minha visão baseado em fatos, historias etc...
    Virgulino tinha uma intenção boa no começo. As circuntâncias e alguns agregados do bando começaram a pisar torto, para não perder a mão do bando, fazia vistas grossas... Até que sucumbiu, pego pelo assassinato dos pais, e jurou vingança, cego de que não seria o caminho e alimentado pelos que sentiam prazer.
    E assim se costruiu Lampião, que de herói se tornou bandido e precisou morrer como Lampião, para poder se arrepender e voltar a sua essência Virgulino.

    ResponderExcluir