O nome vem do Tupi guará (vermelho) e miranga ou piranga (garça), cujo significado é Pássaro Vermelho. Originalmente era denominado Conceição.
O Distrito foi criado por ato provincial de 10 de outubro de 1868. Por decreto de 1° de setembro de 1890, foi elevado à categoria de Vila, desmembrado de Baturité e passou a ser Guaramiranga. Em 1899, a vila foi extinta, e o território voltou a ser anexado ao município de Baturité, como simples distrito.
Em divisão administrativa de 1911, o distrito de Guaramiranga figura no município de Baturité. Foi elevado á categoria de cidade pela lei 1887, no ano de 1921. Atualmente o Município é constituído de dois distritos: Guaramiranga e Pernambuquinho.
As terras do município eram habitadas por várias etnias. Com a criação da Missão da Palma, durante o século XVIII, que tinha como objetivo a evangelização dos indígenas, a expansão da pecuária e as plantações de café no século XIX, consolidaram o centro urbano.
Fica localizado na região serrana do Estado, no maciço de Baturité, norte cearense.
A população é de 4165 habitantes (IBGE 2010). A sede do município fica a 865 metros de altitude.
O Maciço de Baturité
Há menos de 100 km de Fortaleza, o maciço de Baturité estende-se por treze municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.
O maciço concentra a última reserva de mata atlântica do Ceará. Uma vegetação exuberante, onde samambaias, orquídeas e flores silvestres convivem com uma fauna nativa que inclui as mais diversas espécies de pássaros.
Como se não bastasse, todo esse santuário ecológico é regado por córregos de águas cristalinas que, de passagem pelas encostas, formam um sem número de cachoeiras.
As temperaturas médias, no vale, variam entre 9 a 23 graus. Um clima temperado em pleno Ceará. A busca de uma atividade turística uma área de proteção ambiental consiste em harmonizar ações do homem com a natureza, oferecendo ao usuário com contato íntimo com os recursos naturais e culturais existentes.
O maciço de Baturité é um local apropriado para fazer ecoturismo. Em suas terras, a vegetação distribui-se sobre um relevo bastante acidentado com altitudes máximas de 1.114 metros.
Essas diferenças associadas às mudanças de temperatura e umidade condicionam uma variedade bastante diversificada da fauna e flora.
fonte: IBGE
Para mim, Guaramiranga é o lugar mais aprazível do Ceará. A saudade da infância bateu forte, quando vi as belas fotos das cachoeiras, a água do rio a descer....passei muito por aí, quando menina. Minhas irmãs eram internas no colégio das Irmãs de Caridade, o Patronato, em Baturité. Das mangueiras, caiam as mangas na água limpa e geladinha do rio. Alí mesmo, eram "traçadas".
ResponderExcluirPrimeiros anos da década de 1950...
Bom recordar....aqui...
o lugar ainda é muito bonito, apesar da ocupação predatória e desordenada.
ResponderExcluirGuaramiranga, como já dizia Milton Dias, é o nosso pedacinho do céu.
ResponderExcluirhttp://guaramirangahistriapoltica.blogspot.com/
Para mim Aquiraz é o lugar mais bem utilizavel do ceára apesar da corrupção Aquiraz PAra mim é um lugar perfeito poucos crimes e muitos meios de trabalho
ResponderExcluirMeu nome é Lucas Souza de Morais
e tenho 13 anos de idade moro na prainha bairro da cidade Aquiraz
Esquecii de colocar qii Aquiraz é governado por: Edson sá
ExcluirOlá Lucas, obrigada por visitar o blog. Conheço sua cidade e sua praia (a prainha) e fiz uma postagem de lá. Ai vai o link, dê uma olhada e diga-me o que achou.
ResponderExcluirhttp://cearaemfotos.blogspot.com/2011/07/aquiraz-primeira-vila-do-ceara.html
abs
a foto que tem as flore com o nome guramiranga e perto do hotel onde fiquei
ResponderExcluir