sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Russas

foto do site da Prefeitura Municipal de Russas

As terras que viriam a constituir o atual município de Russas eram habitadas, à chegada dos primeiros colonos, por volta de 1690, por tribos selvagens  que praticavam terríveis devastações, com o intuito de desalojarem os novos moradores. Luciano Cardoso de Vargas, médico procedente de Pernambuco, Francisco Ribeiro de Souza e sua mulher, também daquela capitania, e Gaspar Rebouças Malheiro, oriundo de Viana, Portugal, destacam-se entre os primeiros desbravadores da região.

vista parcial da cidade na década de 50

Para que o nascente arraial pudesse mais eficazmente opor-se aos ataques dos selvagens, Pedro Lelou construiu, em 1701, por ordem do governo português, uma pequena fortaleza a que foi dada a denominação de Forte do Jaguaribe. O local, também conhecido por Presídio do Jaguaribe, pela nova denominação dada ao forte, chamou-se depois Presídio de São Francisco Xavier. O povoamento intensificou-se em 1707, quando Cristóvão Soares Reimão iniciou a construção de uma capela e a demarcação de terras, destinando na concessão feita a Gregório Gracisman de Abreu “meia légua de terra para a residência do pároco”. Erguida em 1709, a casa de orações, com aparência de igreja, no local onde hoje está a matriz, passou a denominar-se Casa de Nossa Senhora.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário 

Avenida Dom Lino década de 50 (arquivo Nirez)

Entretanto, havendo sido retirada a antiga fortaleza, verificaram os moradores a necessidade de substituir o nome do lugarejo. Tendo em conta que o local onde ficava o templo era o ponto de maior convergência dos que residiam nas cercanias, deram-lhe a denominação de Sítio da Igreja. Posteriormente, levando em consideração a circunstância de situar-se o templo na sede do maior núcleo da região, banhado pelo riacho Arahibu, de há muito conhecido  pelo nome de riacho de Russas, deram-lhe seus moradores a denominação de Capela das Russas. E em substituição ao topônimo Sitio da Igreja, o de Vila das Russas, numa antecipação ao ato administrativo que só no alvorecer do século XIX viria a efetivar-se.

vista parcial da cidade - década de 1950  

Em 1735 o povoado contava algumas centenas de habitantes e possuía casario de beira e bica, paredame de tapume e chão de terra batido. Nesse ano criou-se a freguesia, desmembrada do Aquiraz, por provisão do bispo de Pernambuco . Benedito A. dos Santos, do Instituto do Ceará afirma que em 12 de setembro de 1798, os moradores do julgado de Russas fizeram uma representação ao capitão-general e governador de Pernambuco, pedindo a criação da Vila, mas sobreveio a separação de Pernambuco e somente na administração do governador do Ceará, Manuel Bernardo de Vasconcelos, foi criada a Vila com o nome de São Bernardo do Governador. A inauguração da Vila foi marcada para o dia 6 de agosto de 1801, ao toque de sino e pregão do meirinho geral de correição.  Miguel Moreira dos Anjos no lugar do pelourinho, foi inaugurada a vila com a denominação de São Bernardo de Russas.

Rua do Comércio - década de 1950


Elevado à categoria de cidade e sede municipal com a denominação de Russas, pela lei estadual nº 169, de 31-03-1938, retificado pelo decreto-lei estadual nº 378, de 20 de outubro de 1938.
Em divisão territorial datada de 18 de agosto de 1988, o município é constituído de 6 distritos: Russas, Bonhu, Flores, Lagoa Grande, Peixe e São João de Deus. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Russas, década de 1980 (arquivo Nirez)

Localização: zona fisiográfica do sertão do Baixo Jaguaribe, na margem esquerda do riacho Arahibu, braço do Rio Jaguaribe.
Limites: Beberibe, Palhano, Jaguaruana, Quixeré,  Limoeiro do Norte e Morada Nova.
Altitude: 60 metros de Altitude
Área:  1.591,281 km²
Acidentes geográficos: os seus principais acidentes são: a Serra de Apodi, com cerca de 500 metros de altitude e no serrote de Palpina com 200 metros; rios Jaguaribe, Palhano e Quixeré são os principais, além de numerosos riachos, lagoas, açudes e pequenas barragens. O solo é coberto de capoeiras, cerrados, matas e carrascos, além de extensos carnaubais.
População
Recenseamento Geral de 1950: 34.077 habitantes – 16.745 homens e 17.332 mulheres
                          Censo de 2010: 69.833 habitantes – 34.405 homens e 35.428 mulheres
Distância da capital: 165 km
  
fontes:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros
wikipédia

3 comentários:

  1. Parabém pelo seu excelente blog.

    José Mendes Pereira, administrador dos blogs:

    http://blogdomendesemendes.blogspot.com
    http://sednemmendes.blogspot.com
    http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. obrigada, José Mendes Pereira, vou retribuir sua visita acessando seus blogs.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela postagem. Boas referências sobre RUSSAS.

    http://transverosentido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir