domingo, 22 de janeiro de 2012

Jeri... Jericoacoara

Jericoacoara está localizada em uma APA - Área de Proteção Ambiental - desde 1984. Em 2002 o IBAMA transformou toda a região num Parque Nacional, trazendo muitas restrições para novas construções e maior controle em sua preservação. O Parque Nacional de Jericoacoara tem uma área 6.850,00 hectares, e se estende aos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz.

As ruas de Jericoacoara ainda são de areia 
Os visitantes chegam a Jericoacoara em veículos 4x4  (bugres, jardineiras e camionetes) que partem de  Jijoca de Jericoacoara


A construção da pracinha, com seu piso de pedra e bancos de madeira trabalhada, quebrou em parte o visual harmônico da vila 

as praias de Jeri se estendem por quilômetros sem interferências visuais
Duna do Por do Sol
Todas as tardes, moradores e visitantes sobem a duna para apreciar o por do sol de Jeri, que devido a sua  localização particular no norte do Ceará, é um dos poucos lugares no Brasil onde é possível ver o sol cair diretamente no mar. A Duna do Pôr do Sol fica logo ao lado da aldeia central, e oferece uma vista panorâmica para Jeri, o Serrote e as dunas.

o espetáculo é garantido

A noite de Jeri 

Jericoacoara possui uma rede de pequenos e excelentes restaurantes, bares e cafés onde é possivel ouvir musica suave a luz de velas. Fogueiras são feitas na praia nas noites de lua. O Parque Nacional não tem iluminação pública, então, o céu de Jeri está repleto de estrelas. Ao anoitecer dezenas de barracas são montadas na praia, no final da rua principal, e onde são servidas uma grande variedade de cockteis preparados com frutas tropicais.
uma das inúmeras pousadas de Jeri

Jericoacoara é uma pacifica vila de pescadores situada entre dunas, na costa Oeste do Estado do Ceará, aproximadamente 3 graus abaixo da linha do Equador, com 320 dias de sol por ano. Eleita pelo jornal Washington Post como uma das 10 praias mais belas do mundo, Jeri, como é chamada pelos habitantes locais, está cercada por lagoas de agua doce, cristalinas e azuis, mar calmo e enormes dunas. 
Ha apenas 20 anos, Jeri era uma pequena aldeia de pescadores, sem qualquer contato com a civilização. A energia elétrica só chegou à vila em 1998, atualmente, trazendo alguns confortos antes desconhecido da população, como o ar condicionado e o chuveiro elétrico. Grande parte das casas da vila estão estruturadas e construídas de simples madeira, rodeado por flores e plantas tropicais, as ruas ainda são de areia. 


fotos de Jeri: Ricardo Vianna
janeiro/2012

Um comentário: