segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cascavel - Ceará

Entrada do Município

População: 66.142 habitantes (Censo demográfico de 2010)
Área da unidade territorial: 837,321 km²
Densidade demográfica: 78,99 habitantes/km²
Localização: litoral leste
Bioma: Caatinga
Distância de Fortaleza:  62 km
Limites:
Norte: Pindoretama, Aquiraz e o Oceano Atlântico,
Leste: Beberibe,
Sul: Beberibe e Ocara,
Oeste: Horizonte, Pacajus e Chorozinho 


Rua de Cascavel  


Existem várias versões para a origem do topônimo do Município de Cascavel, todas ligadas à  cascavel, nome genérico dado às cobras venenosas dos gêneros Crotalus e Sistrurus.
A cidade foi construída em cima do ninho de uma cascavel gigante. No local onde se diz haver este tal ninho, foi construída uma torre,  e no topo, colocada uma imagem de Nossa Senhora do Ó para que a santa impedisse a saída da cobra. 

Praça de Nossa Senhora do Ó

Devido a lenda, as autoridades mudaram o nome da cidade para São Bento, mas os habitantes não se acostumaram e continuaram a chamar de Cascavel, confiantes na força da santa que impedia que a cobra devastasse a cidade. Ninguém ousa retirar a imagem de cima da torre, com medo que a Cobra fuja e destrua tudo.
A outra lenda, a mais aceita, que diz que os mercadores que faziam a viagem a pé ou a cavalo para a capital e passavam por essas paragens e descansavam sob os pés de tamarineira (que na cidade era abundante), e em uma dessas  paragens encontram a árvore infestada de cobras cascavéis e a partir deste dia, começaram a se referir aquele lugar como "a passagem da Cascavel".

Casa no Centro Histórico
Casas no Centro Histórico
Prédio da antiga cadeia (em péssimo estado de conservação)

Quanto à origem do município, sabe-se que as terras às margens dos rios Choró e Piranji, e a zona costeira da embocadura do rio Choró, eram habitadas por diversas etnias indígenas, entre elas os Potiguaras, os Jenipapo-Kanyndés, os Anacés, os Jaguaribaras e outras. Com a ocupação definitiva do território do Ceará, depois do Tratado de Taborda, as terras do atual município de Cascavel receberam a visita de missionários católicos da Missão Apostolada que tinham planos de construir uma missão indígena que aglomerassem as diversas tribos indígenas, que acabaram sendo doadas a diversas famílias na forma de sesmarias.  
A missão religiosa nunca aconteceu, mas um templo foi construído: a capela do reduto, dedicada a Nossa Senhora do Ó.
Com o ciclo da carne-seca e charque, Cascavel se destaca como um entreposto comercial e de hospedagem entre Fortaleza, Aquiraz e Aracati, e devido a produção da cana-de-açúcar no sólo fértil do município.
Mais tarde, um segundo templo foi construído, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, hoje, a igreja matriz.
Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Interior da Matriz
Placa comemorativa

Ao redor da capela de Nossa Senhora do Ó, as fazendas de cana-de-açúcar e do comércio (Feira de São Bento) desenvolveu-se o atual centro urbano comercial e urbano de Cascavel.
O Distrito foi criado com a denominação de Cascavel, pelo decreto de 04-09-1832 e por ato provincial de 18-03-1832. 
Foi elevado à categoria de vila com a denominação de Cascavel, pela Resolução do Conselho do Governo de 05-05-1833, desmembrado dos municípios de Aquiraz e Aracati. Sede na atual vila de Cascavel. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-10-1833.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Cascavel, pelo ato provincial nº 2039, de 02-11-1833.


Igreja de São Francisco
Patronato Juvenal de Carvalho 
Santa Casa de Cascavel
Mercado Público

Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído de 6 distritos: Cascavel, Caponga, Cristais, Guanacés, Jacarecoara e Pitombeiras.


Alguns usos e costumes que as pequenas cidades ainda mantêm 


carro de boi
pau-de-arara


Praias de Cascavel
Águas Belas
Barra Nova
Barra Velha
Balbino
Caponga

Fotos: Rodrigo Paiva
Fontes:
IBGE
Wikipedia

Um comentário:

  1. não conhecia esta cidade mas quando vi na internet mi apaixonei e inclusive vou morar ai mesmo em cascavel ce a terra do caju este ano

    ResponderExcluir