quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jijoca de Jericoacoara

População: 17.002 habitantes (IBGE-2010)
Área do Municipio: 204,792 km²
Densidade Demográfica: 83,02 hab/km²
Distância de Fortaleza: 294,9 km
Localização: microrregião de Camocim e Acaraú
Limites: Bela Cruz, Camocim e Cruz
Duna do por do sol - nos finais de tarde visitantes e moradores cumprem o ritual de subir ao topo da duna para apreciar o por-do-sol. Como se trata de uma duna móvel, esta se desloca constantemente e está indo de encontro ao mar.
Unidades de Conservação:
APA da Lagoa de Jijoca – Estadual
APA de Jericoacoara – Federal
Parque Nacional de Jericoacoara - Federal
Criado pela Lei municipal nº 94, de 29 de junho de 1923. A vila fica em uma enseada, no ponto mais setentrional da costa cearense, na qual, em 1614, Jerônimo de Albuquerque ergueu ao pé do serrote uma pequena fortaleza, com estacas de madeira, a qual foi batizada de Forte de Nossa Senhora do Rosário.
Pedra Furada - foto do livro Ceará Terra da Luz
No mesmo ano esse fortim foi atacado pelas forças de Du Prat, pirata francês, que desembarcou na enseada com uma tropa de 200 homens sendo repelidos e postos em fuga. Os invasores tiveram um saldo negativo de 12 homens mortos e cerca de 30 feridos, graças ao valor dos poucos defensores do forte, à frente deles o citado Jerônimo de Albuquerque e o capitão Manuel d'Eça.
O farol de Jericoacoara está localizado no ponto mais alto do Morro do Serrote e é movido a energia solar
A enseada é contornada de serrotes, no topo de um dos quais, a 120 metros do nível do mar, se acha instalado um farol inaugurado em 16 de novembro de 1952, tendo sido construído sob a direção do capitão Jorge Leite da Silva.
O topônimo, segundo Pompeu Sobrinho (Revista do Instituto do Ceará, v. 59, p. 186), foi registrado no começo do século XVII, mas provavelmente já existia desde o fim do século precedente.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
imagem do livro Ceará Terra da Luz
O pequeno santuário de Nossa Senhora do Rosário sobreviveu aos tempos, mas, em 1880, o agricultor Antônio Pereira Brandão tomou a si construir outra capela no lugar Caiçara, sob a invocação de São Francisco de Assis, templo que em 1914 Manuel Ferreira da Silva e outros reformaram, aumentando-o. Em 1955 o Padre  Expedito Silveira lançou a pedra fundamental de nova capela na sede do Municipio
  
Fontes:
IBGE
Anuário Estatístico do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário