População: 26.505 habitantes (IBGE 2010)
Área da unidade territorial: 1.082.766 km²
Densidade demográfica: 24,48 hab/km²
Localização: microrregião da Chapada do Araripe, mesorregião do Sul cearense
Distância de Fortaleza: 596 km
Limites: ao Norte – Aiuaba; a Leste – Antonina do Norte e Potengi; ao Sul – Salitre; a Oeste Caldeirão Grande e Pio IX, no Estado do Piauí.
Origem do Topônimo: Homenagem a Manoel Ferraz de Campos Sales, Quarto Presidente do Brasil.
Avenida Raimundo Inácio de Figueiredo
Distrito criado com a denominação de Campos Sales, pela lei provincial nº 1777, de 23-11-1878, subordinado ao município de Assaré.
Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído de 6 distritos: Campos Sales, Barão de Aquiraz, Carmelópolis, Itaguá, Monte Castelo e Quixariú.
Parque Ecológico do Boqueirão
O Parque Ecológico do Boqueirão e uma reserva ambiental do município, ainda pouco explorada devido sua localização de difícil acesso.
Rico em biodiversidade, o ecossistema é formado por espelhos d’água, grutas e cavernas, oferecendo grande potencial para o desenvolvimento do turismo ecológico da região.
Açude Poço da Pedra
Integrante da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, o Poço da Pedra foi inaugurado em 1958 com capacidade para armazenar 52 milhões de metros cúbicos. É formado pelo represamento das águas do Riacho Conceição.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha
dia de feira
Praça do Ó, a mais famosa da cidade
Construído há vários anos com o sentido de impulsionar o desenvolvimento sócioeconômico da Região do Cariri Oeste, formada pelos municípios de Campos Sales, Salitre, Araripe, Potengi, Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira, Antonina do Norte, Assaré e Tarrafas, o Aeroporto Regional de Campos Sales só é utilizado eventualmente por políticos em campanha.
Mercado Público - Travessa José de Alencar
existem muitas versões para a criação do município. Mas todas partem de um ponto em comum: a exploração dos sertões nordestinos pelos criadores de gado. Segundo uma dessas versões, No início do século XIX, as terras onde hoje está demarcado o município de Campos Sales, eram conhecidas como "Várzea da Vaca", pela concentração de gado existente.
Uma delas, a fazenda "Touro", ficou registrada na história por pertencer a Dona Bárbara Pereira de Alencar ou simplesmente Bárbara de Alencar, que se tornaria uma das mais eminentes e brilhantes figuras do movimento revolucionário de 1817, no Ceará.
Fazenda Cabaceira, onde Bárbara de Alencar teria se refugiado devido a eclosão da Sedição de Pinto Madeira em terras do Cariri.
Bárbara Pereira de Alencar nasceu em Exu, Pernambuco, no ano de 1760. Filha de latifundiários, casou-se aos 22 anos de idade com o português José Gonçalves dos Santos, bem mais velho do que ela, no que parece ter sido um casamento de conveniência, coisa comum na época.
Em seguida passou a residir no Cariri, mais precisamente no Crato, onde teria tido seis filhos, entre os quais Tristão Gonçalves e José Martiniano de Alencar, pai do romancista José de Alencar. Em 1809 após a morte do marido, assumiu definitivamente os negócios da família, o que era um feito notável para uma mulher sertaneja, num meio marcado por extremo patriarcalismo.
alpendre da casa grande da fazenda Cabaceira. As amarras da estrutura das paredes são de couro cru.
Barbara de Alencar envolveu-se pessoalmente na Revolução de 1817 e, com o fracasso desta, acabou prisioneira, sofrendo bastante nos cárceres coloniais. Em 1824, idosa e doente, viu e consentiu com o envolvimento dos filhos Tristão Gonçalves e Carlos José na Confederação do Equador. Perdeu os filhos e vários conhecidos com a derrota do movimento. Bárbara faleceu em 1832, no Ceará segundo alguns historiadores ou no Piauí, de acordo com outros. (Provavelmente a controvérsia se deva a demarcação de limites do Municípios, que sofreu algumas modificações ao longo dos anos).
Seu corpo foi enterrado na povoação de Itaguá, em Campos Sales.
fotos:
por especial gentileza dos administradores da página
fontes:
IBGE
WIKIPEDIA
História do Ceará, de Aírton de Farias
Um dia estive nesta casa,andei por este mercado público e me arrumei para passear na praça do Ó.Campos Sales é uma lembrança boa da minha adolescência.
ResponderExcluiré Ana Luz, Campos Sales é mesmo uma cidade muito boa.
ResponderExcluirVou conhecer essa cidade pela primeira véz,estou anciosa,sou de salvador-bahia.
ResponderExcluirdepois que conhecer, você será mais um apaixonado por essa simpática cidade. Boa viagem e boa estada em Campos Sales.
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Moro em São José/SC, meu pai é cearense campos salense. Em fevereiro iremos para Campos Sales visitar meus avós. Conheço a cidade e é incrível como os nativos deste lugar cultivam um grande amor pela cidade, mesmo morando anos em outros lugares. No teu blog encontrei informações interessantes. Adoro viajar e conhecer a história dos lugares que visito. Abraço
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelos comentários. De fato, essa postagem sobre Campos Sales é uma das mais acessadas do blog, acho que são pessoas nascidas lá, que moram em todo o Brasil e no exterior, que estão sempre buscando notícias sobre sua terra. Feliz estada em CS.
ResponderExcluirnossa morei muitos anos ai e sinto muita falta saudaes bjos e ate um dia
ResponderExcluirBjs Ju, Campos Sales aguarda sua visita
ResponderExcluirum dia penso voltar a morar aí.
ResponderExcluirMeu pai e sua familia sao dessa cidade mas eu nao conheço ninguem ^^
ResponderExcluirMorei em Campos Sales nos anos:67,68 e 69.Foi aí que conheci o meu primeiro amor.Francisca Souza.
ResponderExcluirMorei em Campos Sales nos anos:67,68 e 69.Foi aí que conheci o meu primeiro amor.Francisca Souza.
ResponderExcluirEU AMO MEU CAMPOS SALES
ResponderExcluirEU AMO MEU CAMPOS SALES
ResponderExcluirkkkk vendo essas ruas lembro de quando conheci minha esposa. Muito bom esse lugar e me trás ótimas lembranças
ResponderExcluir