quinta-feira, 13 de março de 2014

Santuário de Santa Edwiges, Caucaia, Ceará

 
 

O Santuário de Santa Edwiges fica localizado no Garrote, Município de Caucaia, a 32 quilômetros de Fortaleza. A estátua da santa, avistada de longe, se destaca no cenário, tendo a padroeira dos endividados como ícone, junto a Serra do Japuara.  Este é o cenário hoje transformado no terceiro ponto em peregrinação católica no Ceará, confirmando a fé de centenas de fieis que visitam o local no dia 16 de cada mês, data dedicada à santa.
Quando o dia 16 é um dia útil, cerca de três mil pessoas comparecem ao santuário para assistir à celebração de missa campal em devoção à santa. Quando a data coincide com o fim de semana, sábado ou domingo, o número de peregrinos supera 20 mil. São pessoas simples e crédulas, que vêm dos mais diversos cantos do Ceará com o objetivo, não apenas de fazer pedidos, mas, muitas vezes, de agradecer as graças alcançadas.


  
 

A imagem de Santa Edwiges com 23,7 metros de altura está no alto de uma colina de cerca de 300 metros; no percurso, entre a entrada do empreendimento até a capela, há uma via-sacra com 15 quadros, medindo 3 metros quadrados, retratando o sacrifício de Cristo.
O Santuário foi inaugurado no dia 16 de outubro de 2012, e faz parte de um complexo turístico que inclui além da capela, estacionamento para 1.200 carros de passeio e 100 ônibus, lanchonete, lojinha que comercializa artigos religiosos  e banheiros. 
Acesso: Rodovia Estruturante, km 17 

fotos: Rodrigo Paiva e Raquel Garcia
fevereiro de 2014

Um comentário:

  1. Obrigada pela divulgação desse local. Sempre passo por lá a caminho de viagens a trabalho. Tenho uma vontade de ir, e agora mais ainda.

    ResponderExcluir