segunda-feira, 11 de junho de 2012

Patrimônio Tombado: Açude do Cedro


 Açude do Cedro no ano de sua inauguração em 1906

Estado – Ceará
Município – Quixadá
Bacia Hidrográfica – Banabuiú
Rio Barrado – Sitiá
Informações Gerais
Ano do Projeto – 1882 (modificado  em 1889)
Início da Construção – 1890
Ano da Inauguração       1906
Proprietário – DNOCS

Açude do Cedro com a pedra da galinha choca ao fundo (foto Blog O Povo)

Localizado em Quixadá, o Açude do Cedro foi umas das primeiras grandes obras de combate às secas realizadas pelo Governo Brasileiro. A ordem de construção foi dada por D. Pedro II em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de 1877 - 1879.
O Governo Imperial solicitou ao engenheiro Ernesto Antônio Lassance Cunha e a outros técnicos,  estudos de meios para o combate aos efeitos das secas no Ceará. Ficou então decidida a construção de barragens nos leitos dos rios para barrar as águas pluviais.  Após visitas dos técnicos a diversos locais no interior da província, o Boqueirão do Cedro foi o local selecionado.
As obras de construção do açude só foram  iniciadas em 15 de novembro de 1890. Sua conclusão, após várias interrupções, foi em 1906 já sob coordenação do engenheiro Bernardo Piquet Carneiro, que assumiu a direção da construção em 1900.
O período entre o primeiro projeto e a inauguração foi de 25 anos e suas obras contaram, em grande parte, com o emprego de mão-de-obra dos flagelados da seca.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1977.

fonte:
DNOCS
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário