quarta-feira, 13 de junho de 2012

Iguatu - Ceará

População - 96.495 habitantes
Área da unidade territorial - 1.017,089 km²
Densidade demográfica -  94,87 hab/km²
Limites:Norte - Acopiara e Quixelô 
Leste - Orós e Icó
Sul - Cedro e Cariús
Oeste - Jucás e Acopiara
Distância de Fortaleza - 380 km
Localização - Mesorregião centro sul cearense

Iguatu é a terra das lagoas. A origem da cidade está relacionada com a Lagoa da Telha, no centro urbano, hoje um pequeno lago, mas que no passado favoreceu a fixação dos colonizadores, assegurou o abastecimento de água para as famílias, animais e a agricultura (foto Diário do Nordeste)

A trajetória de Iguatu começa com a criação do distrito de Telha, pelo decreto de 11 de outubro de 1831, e ato provincial de 18 de março de 1842. O distrito foi elevado à categoria de vila pela lei provincial nº 558, de 27 de novembro de 1851, desmembrado do Icó, nesse mesmo ano, por sua expressão agrícola e por ter se tornado terminal da Estrada de Ferro Baturité, superando Icó como centro urbano de maior destaque do médio e do alto Jaguaribe. 


A estação de Iguatu foi inaugurada em 1910 numa cidade original do início do século XIX - Vila da Telha - e que adotou o nome de Iguatu em 1883. a segunda foto é de 2005. 
(foto www.estacoesferroviarias.com.br)

A colonização da região remonta ao século XVIII, quando em 1707, o padre João de Matos Serra, prefeito das missões, percorreu a área habitada pelos índios Quixelôs, visitando de passagem, as terras em que se acha localizado o atual Município de Iguatu. As lutas que, posteriormente, se travaram entre colonizadores e indígenas tiveram como conseqüência a pacificação e o aldeamento dos Quixelôs, num sítio próximo a confluência do Jaguaribe com Trussu. O aldeamento, que era conhecido como Venda passou a ser identificado pelo nome de Telha, em virtude da configuração convexa de suas terras, que convergiam para o rio Trussu.
Conhecedores da fertilidade das terras, os colonizadores transferiram seus ranchos para o novo povoado, tomando aspecto de pequena vila.

ponte ferroviária metálica sobre o Rio Jaguaribe (foto Diário do Nordeste)

Em 20 de outubro de 1833, Telha teve seu topônimo mudado para Iguatu (Lei n° 2.035), de origem indígena que significa "água boa" ou "rio bom". Provém ele da grande lagoa, a maior do Estado, situada na parte leste da cidade. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 8 distritos: Iguatu, Barreiras, Barro Alto, Baú, Gadelha, José de Alencar, Riacho Vermelho e Suassurana.


Iguatu é cercado de lagoas, como a Lagoa da Telha, Lagoa de Iguatu, Lagoa da Bastiana (que está inserida na APA da Lagoa da Bastiana),  Lagoa do Barro Alto. e está localizado às margens do Rio Jaguaribe, o qual teve importante papel na colonização do interior cearense. (foto Diário do Nordeste)

Iguatu destacou-se ao longo da história do Ceará por estar ao lado da estrada das boiadas, e depois como importante centro produtor de algodão. Mas o grande impulso econômico se deu com a inauguração da Estrada de Ferro de Baturité em 05 novembro de 1910.
Isso resultou no impulso da economia local com a instalação de hotéis, usinas de beneficiamento de algodão e casas comerciais e a expansão do centro comercial. Com a estação, Iguatu tornou-se o centro econômico da região superando a cidade de Icó.  Somente a partir de 1910, com o fortalecimento da economia algodoeira a expansão urbana direciona-se para as proximidades da estação ferroviária. O progresso urbano foi tão significativo, que em 1925, foi inaugurado o Cine-Teatro Iguatu, considerado à época como o melhor prédio do gênero no interior do Ceará. 

Igreja Matriz Nossa Senhora de Santana 
foto: http://clotildetavares.wordpress.com/tag/igreja/
Praça em Iguatu (foto jangadeiro online)

O aformoseamento urbano verificava-se já pela existência de muitos palacetes e sobrados onde residiam as famílias ricas e influentes na sociedade, principalmente nas ruas Floriano Peixoto,João Pessoa, Epitácio Pessoa e no entorno da Praça da Matriz. 
Com a expansão da linha ferroviária até o município do Crato,inaugurada a 09 de novembro de 1926,Iguatu recebe um novo impulso na sua economia e nos aspectos cultural e social, pois a ferrovia permitiu a comunicação mais rápida com o Cariri, próspero e importante centro cultural, político e econômico do sul do Ceará.
Atualmente Iguatu exerce papel de centro regional de comércio e serviços, oferecendo apoio para mais de 10 municípios da região onde se localiza. Sua economia é baseada na agricultura: algodão herbáceo e arbóreo, arroz; banana, feijão, milho, pecuária: bovino, suíno e avícola.

fontes: 
IBGE
Wikipédia


2 comentários:

  1. AH QUE LEGAL (-: EU ALRILEIDE AMO O IGUATU

    ResponderExcluir
  2. Sai de Iguatu em setembro de 1955, sou da família Carmo, Uchôa, Amorim, vim residir em São Paulo, cidade que amo desde então.Aqui constitui família, tenho quatro filhos, dois formados na Universidade de São Paulo, um Doutor em Física, outro Mestre em Biologia. Tenho outros dois um formado em Ciencia Contábeis, pela Fundação Getulio Vargas e outro, de formação Técnica em Computação de Dados. Minha esposa atualmente aposentada é formada em Análise de Sistemas e Matemática. Voltei ao Ceará em 2013 m as não conheci mais nada, nem mesmo os parentes. Também sai duma cidade com 15.000 habitantes e voltei com a mesma com mais de 100.000, vou voltar em breve com mais tempo pra conhecer os novos parentes!

    ResponderExcluir