segunda-feira, 18 de junho de 2012

Patrimônio Tombado: A Igreja Matriz de Aracati


A Igreja de Nossa senhora do Rosário é  uma construção dos primeiros anos do século XVIII, concluída na segunda metade do século XIX.  Segundo o livro da Irmandade do Santíssimo Sacramento, uma capela deu origem à igreja. Era coberta de palha, tinha a fachada de tijolos e as paredes laterais de taipa. 





Em sua estrutura física encontra-se uma porta central ladeada por duas outras entalhadas a ponta de faca e com almofadas em relevo. Na fachada podem-se observar os sinos, o relógio carrilhão e o registro da data de sua edificação escrita em romanos o ano de 1785. Seu interior é rico em obras de talha e imagens.




A sua frente se localiza o grande cruzeiro, com os símbolos dos sofrimentos da paixão: (dados, mão, galo e a caneca de fel), tendo cada um seu significado e com escritos destacados em uma placa indicando que foram colocados por Rufina, senhora de José Ferreira da Silva, em 1859. Em 1981, houve a reedificação do cruzeiro, pelo mesmo modelo de 1871, sendo o seu pedestal reconstruído  pelo modelo de 1821, permanecendo nele a forma ovalada, típica do barroco.
No ano de 2000 foi tombada pelo IPHAN como monumento nacional. 


fotos: 
Rodrigo Paiva 
Fátima Garcia
fonte
wikipédia

4 comentários:

  1. Olá amiga, adorei seu blog, é tão completo. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  2. obrigada, Blog da Joaninha, volte sempre, também visitei o seu
    abs

    ResponderExcluir
  3. tem como passar o numero da igreja ? falo de Brasilia e preciso de umas informações !

    ResponderExcluir
  4. Olá Boa Noite que Legal essas Fotos Parabéns pelo Trabalho Adorei o Blogger fiz um Post no Meu Site https://www.acabeiachando.com/2012/11/voce-ja-conhece-igreja-matriz-de-aracati.html da uma Passadinha Lá Obrigado.

    ResponderExcluir