quinta-feira, 14 de julho de 2011

Praia do Icaraí - Caucaia - Ceará

 

Na década de 1980, as praias de Iparana e Pacheco, que ficam a oeste de Fortaleza e pertencem a Caucaia, município localizado na região Metropolitana, eram duas boas alternativas de litoral para os moradores da capital cearense. Estas praias deixaram de ser frequentadas em razão do avanço do mar. 
Agora o problema passou a afetar uma outra praia, que já foi concorridíssima, com imóveis valorizados e muito procurada por nativos, turistas e moradores de Fortaleza: a praia de Icaraí. Barracas de praia foram destruídas pela força das ondas, e a faixa de areia praticamente desapareceu.







Pesquisas sobre o fenômeno do avanço das marés no litoral do Ceará feitas  por pesquisadores da UFC, através do Instituto de Pesquisas do Mar – Labomar,  concluíram  que o problema começou ainda no século passado, na década de 1940, com a construção do Porto do Mucuripe, e já afetou uma área considerável do litoral cearense. 
Segundo os pesquisadores,  antes do porto, até 800 mil metros cúbicos de sedimentos eram trazidos para o litoral de Fortaleza a cada ano e esse processo foi interrompido. Como consequência, a areia começou a ser removida, pelas correntes marinhas, da faixa mais próxima do porto, o que levou à construção de espigões ao longo da orla de Fortaleza. 
Isso, no entanto, foi levando a erosão para as praias vizinhas, até chegar ao Icaraí, atualmente o ponto extremo mais crítico.
Apesar de nem sempre haver a associação direta por parte da população, o avanço do mar, o aterro na Praia de Iracema, os espigões construídos no litoral e a degradação da costa no Icaraí estão todos relacionados com as consequências da construção do Porto do Mucuripe.  

 Mesmo quem ainda não teve o estabelecimento destruído pela força das marés e continua funcionando, sabe  que a solução não virá a tempo de salvar o investimento.





Uma das soluções para resolver o problema seria a remoção completa do cais, com a transferência de todas as empresas para o Porto do Pecém.
Outra alternativa seria uma combinação de três recursos disponíveis com a tecnologia atual: a colocação de pedras na beira da praia, expediente chamado de “enrocamento aderente”, mais espigões (com aterros entre eles) e um quebra-mar artificial colocado em uma linha paralela à costa. 

O lugar para cada intervenção seria decidido de acordo com a necessidade, a preservação da fauna e da flora e os interesses da comunidade que mora próximo ou frequenta a orla.



Essas obras de contenção já começaram no Icaraí, e notícias veiculadas na mídia, dão conta de que os recursos já estão disponíveis. O projeto prevê a recuperação de quase 1,5 km de faixa de praia e está orçado em quase R$ 8 milhões. 


Ainda que se amenize a situação, os prejuízos tanto materiais quanto ambientais são incalculáveis. 
No mais é esperar para ver o dia em que os donos do planeta se conscientizem que Gaia tem um ponto de equilíbrio. E quando limites são ultrapassados, todos perdem.   

Um comentário:

  1. CONVERSA COM O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

    Meu Sagrado Coração de Jesus, em vós deposito toda minha confiança.
    Vós que sabeis tudo. Pai e Senhor do Universo. Sois o Rei dos Reis. Vós que fizeste o cego ver, o paralítico andar, o morto voltar a viver, e o leproso curar, vós que vêdes as minhas angústias, e as minhas lágrimas, bem sabeis Divino Coração como preciso alcançar esta graça(pede-se a graça com fé). A minha conversa convosco me dá ânimo e alegria para viver. Só de vós espero com fé confiança(pede-se novamente a graça). Fazei Sagrado Coração de Jesus, que antes de terminar esta conversa, dentro de 09 dias alcance esta graças. E para vos agradecer publicarei esta graça para que os homens aprendam a ter fé e confiança em Vós. Iluminai os meus passos Sagrado Coração de Jesus, assim como esta vela esta nos iluminando e testemunhando a nossa conversa. Sagrado Coração de Jesus, alimentai a minha fé. Amém.
    Doce Coração de Maria. Sede a nossa Salvação.
    (Reza-se um Pai Nosso e uma Ave Maria)

    ResponderExcluir