quarta-feira, 21 de maio de 2014

Açude Acarape do Meio

Construção da barragem do Açude, ao fundo a Vila do Acarape do Meio, hoje desaparecida.

Antes da construção do açude atual, existia próximo ao local onde hoje fica o sangradouro, um pequeno açude chamado de Açude do Benício, construído por um morador de uma  aglomeração  que existia no local, chamada  Comunidade do Carrapicho, localizada alguns metros abaixo da Vila do Acarape do Meio. Com a construção do Açude o povoado foi submerso o que determinou o fim da comunidade.  As antigas casas e até o cemitério foram encobertos pelas águas, só restou a Capela de São Gerardo, localizada no alto do Morro do Passarinho.

 
A capela de São Gerardo Magela, localizada no alto do serrote do Passarinho à esquerda da barragem, ainda é utilizada em um evento anual, quando é celebrada missa em homenagem ao padroeiro. A celebração ocorre no terceiro sábado de outubro, às 17 horas.


O Acarape do Meio foi construído entre 1909 e 1924 para abastecimento de água potável da capital Fortaleza, com projeto original do engenheiro Piquet Carneiro, membro da Comissão de Açudes e Irrigação, o qual foi modificado posteriormente pelos engenheiros da IFOCS (atual DNOCS). Está localização no Distrito de São Gerardo (antigo distrito de Acarape do Meio), município de Redenção.


A barragem Eugênio Gudin, está localizada no município de Redenção, a cerca de 65 km de Fortaleza.   Barra  o rio  Acarape,  sistema  Complementar,  cuja bacia hidrográfica  cobre  uma  área de 241,525 k m2. O reservatório tem uma capacidade de 34.100.000 m3.  Inicialmente de propriedade  do DNOCS, passou depois à responsabilidade do município de Redenção, onde a obra se localiza. Presentemente  está  sob   a jurisdição do Estado do Ceará.
Tem como finalidade principal o abastecimento d'água da cidade de  Fortaleza  e  de  outras que se localizam no percurso da adutora. Secundariamente destina-se à irrigação de lavouras a jusante da barragem, atende à piscicultura e às culturas  agrícolas nas áreas de montante.
 

6 comentários:

  1. Uma verdadeira beleza esse açude, parabéns ao povo de Acarape que cedeu esse patromonio para abastecer a nossa Fortaleza!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, pelo texto e fotos do Acarape do Meio .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe alguma informação sobre a presença de um engenheiro chamado Lassence na obra desse açude?

      Excluir
  3. A beleza do nosso Açude do Acarape do meio, tem uma linda historia de vida é uma coisa fantastíco de lindo.

    ResponderExcluir
  4. O açude Acarape do meio de grande relevância para nos Acarapences pois com sua estrutura fantástica se torna um cartão postal.

    ResponderExcluir