quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Praia do Morro Branco



 Farol
 Igreja de São Pedro

Localizada no município de Beberibe, litoral leste do Ceará, a praia do Morro Branco fica a 5 km do centro de Beberibe e a 91 km de Fortaleza. Em razão de sua bela paisagem natural, com suas falésias vermelhas e recortadas formando labirintos naturais, as praias de Morro Branco, em já serviram de cenário para algumas produções televisivas. As novelas "Tropicaliente" e "Final Feliz", a minissérie "Sansão e Dalila", o filme "O Noviço Rebelde" além do programa "No Limite" 
A luz forte e duradoura das proximidades da Linha do Equador ressalta o contraste entre o verde do mar e o vermelho das falésias, de onde saem areias de diversas cores. Elas servem de material para artesãos produzirem os mais diversos objetos decorativos em garrafas. 
Apesar das inúmeras falésias de areias vermelhas o lugar recebeu o nome de Morro Branco por conta de uma duna branca e alta, de onde se tem uma das mais bonitas vistas do por-do-sol.
 

Monumento Natural das Falésias de Beberibe







As falésias são formações geográficas que aparecem com o encontro abrupto das águas do mar com a terra. As ondas desgastam a costa e formam escarpas altas e verticais. A erosão constante ao longo de anos e anos formou em Beberibe um longo labirinto de sete quilômetros. O Labirinto das Falésias, é acessível a pé. A entrada, a partir da vila, é sinalizada. A caminhada por entre os paredões coloridos é curta e pode ser feita sem guia, mas vale a pena contratar um monitor local para ouvir algumas histórias da região e vê-lo formar a aquarela de cores com as areias coletadas de onde não se imagina. A saída do labirinto é no mar, nas barracas que vendem souvenires.
O Monumento Natural das Falésias de Beberibe, é uma unidade de conservação de proteção integral, criada pelo DECRETO Nº 27.461, de 04 de junho de 2004, e abrangendo uma área equivalente a 31,29 hectares. 

fotos de Rodrigo Paiva
agosto/2014
 

Um comentário: