quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Chorozinho



População: 18.915 habitantes (IBGE 2010)
Área  278,413 km²
Bioma: Caatinga
Instalado em 01 de janeiro de 1989
Limites: Norte: Pacajus, Leste: Cascavel, Sul: Ocara, Oeste: Barreira.
Localização: Região Metropolitana de Fortaleza
Distância até Fortaleza:  40 km


Origem do Município:
A região às margens do Rio Choró era habitada por índios de etnias diversas, como os Jenipapo, Kanindé, Choró e Quesito. No Século XVII foi instalada a Missão dos Paiacu. O núcleo urbano surgiu junto com o projeto de combate a seca entre 1932 e 1934.
Chorozinho nasceu com a construção da ponte sobre o Rio Choró, quando o Governo Federal decidiu pela realização da obra, no lugar denominado Currais Novos, em razão da construção da Rodovia BR 116, que ligaria Fortaleza ao Sul do País. 


 Rio Choró, sofrendo as consequências da longa estiagem no Ceará

Com a construção, o DNOCS instalou o acampamento dos engenheiros e operários em uma casa, que foi denominada de Residência.
O trabalho da construção da ponte foi bastante demorado em razão das  dificuldades encontradas na época para transportar o material. Desse modo, o DNOCS contratou muitas pessoas da região para trabalharem na construção da ponte. Esses trabalhadores deixaram suas casas para morar nas proximidades de seu trabalho.  
Do acampamento dos engenheiros do DNOCS e dos operários empregados desta construção surge o povoamento, que cresceu ao redor desta base de apoio e da capela de Santa Terezinha, que mais tarde seria elevado à condição de município. 

A Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus foi fundada em 1935, pelo Padre Antônio Bezerra, quando Chorozinho era apenas um povoado. Em 1980, um terremoto atingiu a cidade, e abalou as estruturas do templo. No ano seguinte foi aprovado o projeto de construção de uma nova igreja. 

A nova igreja, em forma de pirâmide, arquitetura arrojada e moderna, começou a ser construída em 1983. Um ano depois, foi celebrada a 1a. missa no local, no dia 2 de dezembro de 1984.

Pelo decreto estadual nº 448, de 20 de dezembro de 1938, o distrito de Currais Velhos passou a denominar-se Chorozinho. Elevado à categoria de município com a denominação de Chorozinho, pela lei estadual nº 6436, de 17 de julho de 1963, desmembrado de Pacajus.
A Lei Estadual nº 8339, de 14 de dezembro de 1965, extinguiu o município, sendo seu território anexado ao município de Pacajus, como simples distrito.


Em 13 de março de 1987, foi novamente elevado à categoria de município com a denominação de Chorozinho, desmembrado de Pacajus, com sede no antigo distrito de Chorozinho. 
Em divisão territorial datada de 17 de janeiro de 1991, o município é constituído de 6 distritos: Chorozinho, Campestre, Cedro, Patos dos Liberatos, Timbaúba dos Marinheiros e Triângulo.


O turismo religioso é uma dos principais atrativos de Chorozinho, pois movimenta toda a cadeia de serviços que gira em torno da atividade, como comércio, restaurantes, meios de hospedagem e transportes. A devoção ao Menino de Jesus de Praga começou nos anos 70, quando o padre Enemias Freire de Almada, incentivou a construção da Gruta no mesmo terreno da igreja, depois que se viu curado de uma grave enfermidade.  

fontes:
IBGE
Anuário do Estado do Cerá
Wikipédia
fotos de Rodrigo Paiva
agosto/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário