quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Benigna, (Pode ser) a Primeira Santa do Ceará




Há 70 anos, Benigna Cardoso da Silva, de  13 anos, foi assassinada por um adolescente no Sítio Oitis, no Distrito de Inhumas, município de Santana do Cariri, onde morava. Ele se apaixonou pela menina, que não demonstrou interesse.  
Revoltado com a rejeição,  o garoto desferiu vários golpes de facão e matou a menina franzina, que não teve como se defender diante da fúria do garoto que a perseguia. Benigna tinha ido buscar água na cacimba, como fazia todo fim de tarde. Nas proximidades da casa  abandonada do Sítio Oitis foi colocada uma cruz, no local onde a menina caiu morta, na tarde do dia 24 de outubro de 1941. Foi encontrada pelo irmão Sirineu, que estava nas proximidades, mas não percebeu o acontecimento.

foto Diário do Nordeste

Desde o dia do trágico acontecimento, que os moradores da localidade começaram a alcançar graças e até milagres em nome da jovem martirizada. Tanto que a agora, com apoio da Igreja Católica, existe um movimento em prol da beatificação de Benigna. Ela poderá ser a primeira a ser beatificada no Estado do Ceará.
Benigna ficou órfã de pai e mãe logo cedo. Ela nasceu em 15 de outubro de 1928, na mesma localidade onde morreu.  A menina de estatura média, morena clara, cabelos e olhos castanhos escuros, rosto arredondado e queixo afinado, conforme um dos integrantes da comissão responsável pelos levantamentos históricos tem hoje na sede do santuário apenas um retrato falado. O pote que ela carregava na hora do assassinato está envolto a uma redoma de vidro, com esculturas que retratam o momento em que foi  morta por Raul Alves, de 13 anos, que foi preso e cumpriu pena. Segundo levantamentos realizados por pelas irmãs de Benigna, ela era uma menina de semblante triste, calma, simples e frágil.

foto:http://cariricaturas.blogspot.com.br/2011/09/benigna-santa-de-santana-do-cariri-por.html 
 
No local onde ocorreu o assassinato, foi construído um pequeno Santuário, que desde 2004 atrai  romarias para o local em que Benigna viveu e está sepultada. À Benigna são atribuídas inúmeras graças e até milagres que estão sendo documentados por um monsenhor italiano, designado pelo Bispo Fernando Panico para compor o processo de beatificação. 


 Cidade de Santana do Cariri 
foto: http://geoparkararipe.blogspot.com.br/2009/01/santana-do-cariri.html

O Município de Santana do Cariri, criado em 1885,  está localizado na micorregião do Cariri, mesorregião do Sul Cearense. Com 17.170 habitantes (IBGE Censo 2010),  e 807 km² de área, fica entre os municipios de Araripe, Potengi, Altaneira, Assaré, Nova Olinda, Crato e Bodocó e Exu, em Pernambuco. Possui o título de Capital Cearense da Paleontologia.


fontes:
 Jornal Diário do Nordeste
wikipédia
IBGE

Um comentário:

  1. É, REALMENTE, UMA HISTÓRIA COMOVENTE. A MENINA BENIGNA DEU UM BELO EXEMPLO PARA A JUVENTUDE BRASILEIRA, TÃO MAL ORIENTADA E PRETERIDA... É MUITO DIFÍCIL ALGUÉM SE DOAR TANTO A DEUX, A PONTO DE DAR SUA VIDA PARA NÃO DESAGRADÁ-LO. VERDADEIRAMENTE, É UMA SANTA E MERECE A HONRA DOS ALTARES.

    ResponderExcluir