quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Canindé

Vista da Cidade de Canindé - a Basílica de São Francisco domina a paisagem
(foto do site: http://www.flickriver.com - by deltafrut)

População - 78.847 habitantes (IBGE estimativa 2011)
área da unidade territorial - 3.218.462
densidade demográfica - 23,14 hab/km²

Em meados do século XVIII, Canindé era um aldeamento de índios vindos dos sertões de Monte-Mor. Não passava, assim, de um pequeno núcleo, lugarejo inexpressivo. Habitam, todavia na vasta região alguns fazendeiros que se estabeleceram nas cercanias, vindos na sua totalidade das ribeiras do Jaguaribe e cujas terras lhe foram doadas por sesmarias. Praticavam o pastoreio e o trato da gleba.

vista antiga da Praça Tomás Barbosa, de acesso à Basílica e Alto do Romeiro
(foto do site:   http://www.santuariodecaninde.com)

Em 1775 senta moradia à margem do rio, situando grande fazenda de cria, o português Francisco Xavier de Medeiros, homem destemido e já afeito ao árduo labor de povoar regiões desconhecidas. Prestigiado nas redondezas, Xavier de Medeiros delibera erigir uma capelinha. Iniciados os trabalhos com ajuda dos moradores vizinhos, o pequeno templo já estava em meio, quando, em 1792, caiu sobre a região uma grande seca. Os trabalhos de construção foram suspensos e somente tiveram reinicio no ano de 1795. Não desanimando  diante da árdua tarefa, Xavier de Medeiros, depois de um ano de luta, vê terminada a capela dedicada a São Francisco das Chagas.

Antiga fachada do Santuário de São Francisco
 (foto do site:http://www.santuariodecaninde.com)
  
Um fato curioso iria concorrer muito para a prosperidade do novo povoado. Nas operações de reforma da igreja erguida por Francisco Xavier, tenente-general Simão Barbosa Cordeiro e demais fazendeiros vizinhos, um operário que trabalhava na torre despencou do alto da construção, gritando por São Francisco das Chagas, e sobreviveu ao acidente, salvando-se de morte certa e horrível.

 Interior da Basílica de São Francisco em Canindé - CE 
(foto do site mais uol.com.br)

 Canindé é um dos maiores centros de fé no Ceará, que recebe fiéis de todo o Estado, que em romaria, busca conforto e milagre na crença em São Francisco.
 (foto do site: http://www.santuariodecaninde.com) 
  
O fato foi considerado um autêntico milagre e célebre, correu o mundo afora na boca do povo. Até trovadores surgiram cantando o feito milagroso. E a fama do santuário se espalhou  pelos sertões, atraindo milhares de forasteiros de todas as paragens que vinham na busca de curas milagrosas.

sala dos ex-votos.ex-votos são testemunhos da fé do povo, que agradece pelas graças recebidas e oferece a seus intercessores,  uma escultura de madeira ou barro que represente a parte do corpo curada, ou ainda, uma imagem em cera, uma fotografia, uma peça de roupa, muletas, bilhetes, e uma série infindável de outros objetos. 
foto do site: http://www.panoramio.com/photo/265733

Iniciando o século dezenove, já eram tradicionais os festejos do santo franciscano. O povo de Canindé resolve, então, enviar uma súplica ao senado da Câmara da Vila de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, no sentido de que, sem mais demora, fosse criada uma freguesia, logo foi nomeado primeiro Vigário, escolha que recaiu no virtuoso padre Francisco de Paula Barros, que já servia na capela. A aspiração da criação da vila veio aos 29 de julho de 1846.
Um dos fatos mais importantes da formação histórica da Canindé foi a permanência, durante muitos anos, dos Frades Capuchinhos na cidade. Vieram eles da Província de São Carlos de Milão, por contrato celebrado entre o Bispo do Ceará, Dom Joaquim José Vieira e o Superior da Missão Lombarda. Chegaram a Canindé em 1898, num grupo de oito, sendo Superior Frei David.

seguindo pela Rua Gervásio Martins, uma multidão se dirige à Igreja das Dores, em Canindé, Ce. (foto do site http://www.santuariodecaninde.com)

Distrito criado com a denominação de São Francisco das Chagas do Canindé, pela Resolução Régia, de 19-08-1817, Provisão de 03-09-1818 e Ato Provincial de 18-03-1842.
Elevado à categoria de vila com a denominação de São Francisco das Chagas do Canindé, pela lei provincial nº 221, de 29-07-1846, desmembrado de Fortaleza e Quixeramobim. Sede no núcleo de São Francisco das Chagas do Canindé. Constituído do distrito sede. Instalado em 05-07-1847.
Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 10 distritos: Canindé, Bonito, Caiçara, Pedro Sampaio, Esperança, Iguaçu, Ipueiras dos Gomes, Monte Alegre, Salitre e Targinos.
Alteração toponímica municipal
São Francisco das Chagas de Canindé para simplesmente Canindé alterado, pela lei estadual nº 1221, de 25-08-1914.

Limites:
Norte – Tejuçuoca, General Sampaio, Paramoti e Caridade;
Sul – Itatira, Madalena e Choró;
Leste – Irauçuba, Sobral e Santa Quitéria;
Oeste – Mulungu, Aratuba e Itapiúna.
Distância até Fortaleza – 115 km

fontes:
Wikipédia
IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário