domingo, 8 de fevereiro de 2015

Crateús


 barragem do Rio Poti
  
As vastas terras que compõem o atual município de Crateús foram outrora, palmilhadas por Domingos Jorge Velho, o bandeirante que viveu erigindo vilas e vadeando rios, levando avante o povoamento de grande parte do Nordeste. 

A gleba forma um imenso vale que se estende numa faixa de 180 quilômetros de fundo por 120 de largo, grandemente beneficiado pelas ribeiras do Rio Poti. Ao final do século XVII, Dona Jerônima Cardim Frois, viúva de Jorge Velho, vendo que seu marido havia varado aqueles sertões, de lado a lado, reclamou em seu nome e no de outros pretensos herdeiros, vastas léguas de terra, conquistadas pelo famoso bandeirante.

Catedral Diocesana Senhor do Bonfim 

Em 1721, D. Ávila Pereira arremata o vale pela quantia de 4.000 cruzados. A posse lhe foi conferida na Fazenda Lagoa das Almas, distante 78 quilômetros do local onde hoje se ergue a cidade de Crateús. Propriedade tão grande não poderia perdurar por muitos anos. D. Luiza Coelho da Rocha Passos, baiana, descendente da célebre Casa da Torre, adquire a posse para fazenda de criação.

Praça João Afonso em 1972
 
Anos depois chega João Ribeiro Lima, novo administrador de D. Luiza, que mandou erguer uma capelinha sob a invocação do Senhor do Bonfim. A imagem veio da Bahia, mandada pela latifundiária. 

Durante muito tempo Crateús foi chamada de Piranhas devido a abundância desse peixe feroz que dominava os rios e riachos das redondezas. A Lei geral de 6 de julho de 1832 desmembra o território do município piauiense de Marvão e cria a vila com sede no povoado de Piranhas, com a denominação de Príncipe Imperial. 

 estação ferroviária 

Em 1833 foram realizadas as eleições da respectiva Câmara Municipal, sendo o período legislativo inaugurado em 11 de novembro daquele ano, instalando-se também a vila. Da mesma data da criação da Vila, foi a criação da freguesia do Senhor do Bonfim, fazendo parte do bispado do Maranhão. Esta foi inaugurada em 4 de outubro de 1834, tomando posse seu primeiro vigário o padre Francisco Serafim de Assis, na capela que serve de matriz, edificada desde 1792. 

De acordo com a Lei Geral n° 3012, de 22 de outubro de 1880, o território que compreendia a comarca de Príncipe Imperial, inclusive o termo da Vila de Independência, foi transferido para a Província do Ceará em troca do porto de Amarração, medida, aliás, já recomendada antes no Parlamento Imperial. Efetivada a troca, a Vila de Príncipe Imperial tomou a denominação de Crateús, pelo primeiro Decreto a ser baixado pelo governo republicano estadual. A Vila de Crateús foi elevada à categoria de cidade em 1911 (Decreto n° 1046, de 14 de agosto). 

estação ferroviária
 
A construção da estrada de ferro representou na vila municipal um marco de progresso. Partindo de Camocim, a ferrovia atingiu a cidade de Crateús em 1912, inaugurando-se a estação no dia 12 de dezembro.
Atualmente o município é dividido em treze distritos: Crateús(sede), Assis, Curral Velho, Ibiapaba, Irapuá, Lagoa das Pedras, Montenebo, Oiticica, Realejo, Santana, Poti, Santo Antônio e Tucuns.

As terras de Crateús fazem parte da Depressão Sertaneja, tendo no lado oeste do município a Serra Grande, com elevações próximas dos 700 metros. As formas de relevo a leste e maior porção do território são suaves e pouco dissecadas. 

 Coluna da Hora 

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Parnaíba, tendo como principais rios Poti e Jatobá; e os riachos do Meio, dos Patos, Tourão, Capitão Pequeno, do Boqueirão, São Francisco, do Mato e do Besouro. O município possui diversos açudes, dentre os quais se destacam os de maior porte como os açudes: Carnaubal ou Grota Grande e Realejo. No momento esta sendo construído o Açude Fronteiras, no leito no rio Poti ao norte do município, um açude que terá capacidade de acumular 488.180.000 metros cúbicos de água. 

vista parcial 

O município de Crateús está localizado no sertão de Crateús e limita-se com as cidades de Poranga, Ipaporanga, Tamboril, Independência, Novo Oriente, e com o Estado do Piauí. Fica a cerca de 350 km de distância da capital Fortaleza. 
   
Imagem: http://www.camocimonline.com

População estimada 2014 - 74.188 habitantes
População censo de 2010 -  72.812 habitantes
Área da unidade territorial (km²)     2.985,143
Densidade demográfica (hab/km²)   24,39


fonte:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros - IBGE
Wikipédia
fotos do acervo do IBGE

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário