quarta-feira, 15 de maio de 2013

Fortim


Em suas origens consta como fruto da Proto-História do Ceará, tendo sido fundado por Pero Coelho de Souza, quando de sua malograda Expedição de 1603. Partindo da Paraíba á frente de 200 índios aliados  e de 65 soldados, Pero Coelho atingiu pelo litoral o rio da Cruz (Coreaú) e seguiu para a Serra da Ibiapaba, onde travou combate com os índios Tabajaras e alguns franceses que estavam aliados na localidade.  Derrotando os adversários Pero Coelho tentou seguir para o Maranhão, mas só atingiu o rio Parnaíba, no Piauí, pois seus homens cansados e famintos se recusaram a prosseguir a viagem.

 Pedra do Chapéu, local onde supostamente foi construído do Forte de São Lourenço, o primeiro forte construído às margens do Rio Jaguaribe e que deu origem a cidade. Hoje o local pertence a particulares.


Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, em Fortim, construída em 1912, tombada pela Prefeitura de Aracati . A igreja foi construída com a frente voltada para o rio, pois na época da construção a vila se estendia na beira do rio. A cidade cresceu e o povo começou a erguer suas casas atrás da igreja.


 Praça São Pedro (Praça da matriz)

Rua de Fortim

De volta ao litoral, o capitão-mor determinou a fundação às margens do Rio Ceará, do Forte de São Tiago e o povoado de Nova Lisboa, batizando a capitania de Nova Lusitânia. Ficou pouco tempo por ali. Os índios revoltados com o comportamento brutal dos europeus passaram a atacar o fortim. O açoriano retira-se então para o Rio Jaguaribe, erguendo nas margens deste o Forte de São Lourenço.
Contudo, sofrendo os efeitos da pesada seca de 1605 a 1607 (a primeira registrada na histografia local), abandonado por vários de seus soldados, não recebendo a ajuda prometida pelo governo geral e atacado pelos indígenas, Pero Coelho se viu obrigado a sair do Siará em dolorosa caminhada, na qual pereceram de fome e sede alguns soldados e seu filho mais velho.  Dirigindo-se ao forte dos Reis Magos em Natal e depois Paraíba e Portugal, Pero Coelho morreu em Lisboa alguns anos depois. Fracassava assim, a primeira tentativa de colonizar o Siará Grande, mas a excursão pioneira de Pero Coelho deixou como lembrança histórica, além do Forte de São Lourenço, algumas peças de artilharia, e as raízes do lugar posteriormente chamado de Fortim.


população ribeirinha 

Distrito criado com a denominação de Canoé, pela lei nº 1271, de 29-05-1934, subordinado ao município de Aracati. Pela lei nº 386, de 14-10-1937, o distrito de Canoé passou a denominar-se Fortinho.  Pelo decreto estadual nº 448,de 20-12-1938, o distrito de Fortinho passou a denominar-se Fortim.



Foz do Rio Jaguaribe encontro com o mar em Barra de Fortim

Elevado à categoria de município com a denominação de Fortim pela lei estadual nº 11928,de 27-03-1992, desmembrado de Aracati. Sede no antigo distrito de Fortim. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído de 6 distritos: Fortim, Barra, Campestre, Guajiru, Maceió e Viçosa. 


Limites: 
Norte: Beberibe, Oceano Atlântico;  Leste e Sul: Aracati; Oeste:  Beberibe
Distância até Fortaleza: 135 km
Localização: Mesorregião do Jaguaribe
Microrregião: litoral de Aracati
População: 14.817 habitantes (censo 2010 IBGE)
Área da unidade: 279 km²
Bioma: Caatinga

fotos: Rodrigo Paiva, Raquel Garcia e Eugênia Garcia
Fontes:
História do Ceará, de Airton de Farias
IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário