quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Itapipoca

Praça Perilo Teixeira (foto: Wikipédia)

População - 116.065 habitantes - IBGE 2010
Área da unidade territorial – 1.614,159 km²
Densidade demográfica – 72,38 hab/km²           
Limites 
Norte: Oceano Atlântico; Leste: Trairi e Tururu; Sul: Uruburetama e Itapajé;  
Oeste: Miraíma e Amontada.
Distância de Fortaleza – 130 km
Localização 
 mesorregião Norte cearense
Microrregião – Itapipoca 
É conhecida como "cidade dos três climas", por haver em seu território praias, serras e o sertão.
tem seu território situado dentro de
três unidades geo-ambientais:  serra fazendo parte do maciço residual de Uruburetama,
depressão sertaneja e litoral.

Estação de Itapipoca, anos 70 (foto do site estações ferroviárias)
Com a expansão da pecuária no ciclo do couro e da agricultura do algodão, a ocupação é intensificada e Itapipoca se consolida como centro urbano no século XIX. Nos planos de ligação Fortaleza-Sobral através dos caminhos de ferro no século XX, surge a estrada de ferro de Itapipoca com três estações: Rajada, Itapipoca e Craúna/Anario Braga. Com a estrada de ferro, Itapipoca consolida-se como centro comercial.  

O povoado de Itapipoca teve sua colonização oficial a 13 de abril de 1744, com a concessão de uma sesmaria na serra de Uruburetama, ao Sargento Mor Francisco Pinheiro do Lago, que em seguida repassou para seu genro Jerônimo Guimarães de Freitas (fundador oficial de Itapipoca) e sua esposa Francisca Pinheira do Lago. 
Situada entre serras e o mar, inicialmente chamada de São José de 1744 a 1823. Com sua emancipação política a 17 de outubro de 1823 passou a chamar-se de Vila da Imperatriz (hoje distrito de Arapari).

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês. Construção em estilo barroco, iniciada em 1881, pelo Monsenhor Antero José de Lima, e concluída (ainda que parcialmente) em 1887, pelo Frei Cassiano de Camachio. Tem capacidade para abrigar 1800 pessoas.  É uma das mais belas e importantes obras do Patrimônio Histórico e Cultural daquele município e do Estado do Ceará.  foto do site:  http://www.panoramio.com/photo/8662858

Nos anos de 1844 a 1850 foram construídos diversos armazéns para a venda de fardos de algodão vindos da serra e destinados à Capital. O intercâmbio comercial atrai novas famílias para o local, principalmente entre os anos de 1860 a 1865 quando o algodão alcança preços altos no mercado exterior
Em 31 de Agosto de 1915 já com sede administrativa no Arraial de Itapipoca foi elevada à categoria de Cidade de Itapipoca. Sua colonização foi iniciada há 319 anos, em 7 de outubro de 1683 (século XVII).


Praia da Baleia (foto Wikipédia)
Localizada a 55 quilômetros de Itapipoca, a praia teria esse nome porque, conta a lenda, as baleias costumavam encalhar nesta faixa do litoral Itapipoquense. A história não foi comprovada, mas há cinco anos, uma maré forte cavou um trecho da praia, revelando a ossada de um grande animal; a ossada ainda está lá enterrada na zona de maré e somente pesquisas poderão atestar se é realmente de uma baleia.

O litoral de Itapipoca é formado por 25 quilômetros de praias, sendo as principais: Baleia, Praia do Maceió, Praia do Apiques e das Pedrinhas, além da Barra do Rio Mundaú e as lagoas de Humaitá e do Mato. Praticamente todo o território está localizado na bacia hidrográfica do Rio Mundaú e seus afluentes, rio Cruxati e os riachos Taboca, Sororó, Quandú e o córrego dos Tanques. Os maiores açudes são: Poço Verde, com capacidade de 13.650.000 m³, e o Quandú, com capacidade de 4.000.000 m³. Na área litorânea existem ainda grandes lagoas como Humaitá e do Mato. 

 Açude da Nação - foto: http://www.panoramio.com/photo/17374202

Em 2010, começaram as obras de construção do Açude Gameleira, que barrará as águas do rio Mundaú, nas fronteiras dos municípios vizinhos de Trairi e Tururu. Este açude terá a capacidade de armazenar 52.642.000 metros cúbicos, isso significará uma capacidade três vezes maior de abastecimento de água para Itapipoca, e os referidos municípios vizinhos.
o município é constituído pelos seguintes distritos: Itapipoca, Arapari, Assunção, Baleia, Barrento, Bela Vista, Calugi, Cruxati, Deserto, Ipu Mazagão, Lagoa das Mercês e Marinheiros. 
fontes:
http://www.estacoesferroviarias.com.br
IBGE
Wikipédia
Governo Municipal de Itapipoca

4 comentários:

  1. Gente , página maravilhosa.
    Faz o nordestino conhecer mais sua terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é essa mesma, MeloViana., conhecer e valorizar nosso Estado, nossas cidades, nossa cultura.
      abs

      Excluir
  2. Itapipoca tem mais mil lugar pra mostrar

    ResponderExcluir
  3. Adoro esta cidade muitos lugares lindo

    ResponderExcluir