quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pentecoste, Ceará

centro velho
foto:http://photosdeviagens.blogspot.com.br

População:  35.823 habitantes (estimativa para o ano 2012 – IBGE)
Área da unidade territorial: 1.378.311 km²
Densidade demográfica:  25,68 hab/km²

Pentecoste chamou-se primitivamente Conceição da Barra ou Barra da Conceição. Suas origens remontam ao Século XIX, quando Bernardino Gomes Bezerra, fazendeiro em Canindé e residente na região praieira do Acaraú, construiu nas proximidades da fazenda Barrinha, pertencente a Francisco Ferreira Azevedo, uma casa onde fixaria morada (1860). Surgiram em consequência outros moradores, edificando novas residências e contribuindo para a formação do arraial.

Igreja Matriz Nossa senhora da Conceição
 (foto: http://photosdeviagens.blogspot.com.br)
Construída em 1864, já passou por reformas, mas ainda conserva alguns traços antigos. Está localizada no centro da cidade, onde nasceu com seus casarões e casas antigas. A Igreja é uma homenagem à santa padroeira do município.

Avenida José de Borba Vasconcelos (foto: http://www.pentecoste.ce.gov.br)

Os moradores, liderados por Bernardino, lançaram a pedra fundamental para construção de uma capela dedicada ao culto de Nossa Senhora da Conceição.  Achando-se a povoação situada a poucos metros da junção dos rios Canindé e Curu, deram-lhe o nome de Barra da Conceição.  Rezou a primeira missa naquelas paragens, no domingo de Pentecostes de 1864, o Padre Manuel Lima. Esse fato singular da vida Cristã naquela incipiente comunidade marcaria o início de sua gradativa emancipação, além de lhe conferir a bela denominação Pentecostes, nome proposto pelo padre Manuel Lima, perpetuando naquele rincão a memória da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Todos concordaram, sendo que houve um lamentável erro de imprensa quando do registro, pois o “S” foi subtraído, e a cidade ficou com o nome de Pentecoste.

Formação Administrativa

Açude Caxitoré, localizado no limite entre os municípios de pentecoste e Umirim
foto:http://pentecostece.blogspot.com.br 

Distrito criado com a denominação de Pentecoste, pela lei provincial nº 1283, de 29-09-1869.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Pentecoste, pela lei provincial nº 1542, de 23-08-1873, desmembrado de Canindé. Sede no núcleo de Pentecoste. 
Pelo decreto estadual nº 18, de 05-04-1892, a vila é extinta, sendo seu território anexado a vila de Canindé, como simples distrito.
Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Pentecoste, pela lei estadual nº 457, de 27-08-1898.
Pelo decreto estadual nº 1893, de 20-05-1931, é extinta a vila de Pentecoste, sendo seu território anexado ao município de Arraial, como simples distrito.
Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de Pentecoste, pelo decreto nº 1540, de 03-05-1935. Desmembrado de Arraial. 
Elevado definitivamente a condição de cidade com a denominação de Pentecoste, pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, sob o mesmo decreto o distrito de Cruz do Matias passou a denominar-se simplesmente Matias.
Em divisão territorial datada de 31-12-1968, o município é constituído de 4 distritos: Pentecoste,  e Matias, Porfírio Sampaio e Sebastião de Abreu, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

 foto: http://pentecostece.blogspot.com.br

Localização:  Pentecoste fica localizado na bacia hidrográfica do rio Curu e ainda conta com um dos maiores açudes do estado, o Pereira de Miranda, além do Caxitoré.

Mesorregião: norte cearense
Microrregião:  médio Curu
Limites:
Norte:  Umirim, São Luis do Curu e São Gonçalo do Amarante
Leste: Caucaia e Maranguape
Oeste: Apuiarés e Itapajé  
Sul: Caridade
Distância de Fortaleza: 89 km

açude Pereira de Miranda (foto Wikipédia) 

A barragem Pereira de Miranda, do Açude Pentecoste, está localizada no município de Pentecoste.  Barra o rio Canindé, sistema do rio Curu. A sua bacia hidrográfica cobre uma área de 2.840 km².  A barragem tem como finalidades: o controle das cheias do rio Canindé; a regularização do rio Curu; a irrigação das terras de jusante, coadjuvada pelas águas armazenadas no Açude General Sampaio; a geração de energia elétrica; a piscicultura e o aproveitamento para culturas nas áreas de montante.  Foi projetada e construída pelo DNOCS, entre os anos de 1950 e 1957.
foto: http://www.turismopelobrasil.net

Inaugurado em 1958, pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek, o Pereira de Miranda é o quinto maior açude do Ceará, com capacidade de 395 milhões de metros cúbicos de água. O açude é o principal ponto de lazer de Pentecoste, atraindo centenas de nativos e turistas, semanalmente, para banho e lazer na água doce.


Pesquisa:
IBGE
DNOCS
Wikipédia
http://www.pentecoste.ce.gov.br/v1/index.php/historia
http://raimundomoura.blogspot.com/2011/08/historia-de-pentecoste-ce.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário