quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Canoa Quebrada: o paraíso ameaçado

Todos as páginas da web que se referem à Canoa Quebrada, praia do litoral leste cearense, ressaltam a beleza local, a disponibilidade de equipamentos turísticos e de lazer, o conforto das pousadas, e as paisagens paradisíacas. 
 Canoa Quebrada é uma antiga aldeia de pescadores localizada  no município de Aracati, a 159 km da capital Fortaleza. Fica no litoral leste do estado, inserida num circuito turístico conhecido por Costa do Sol Nascente. O litoral leste corresponde ao trecho que parte de Fortaleza até o município de Icapuí, na divisa com o Rio Grande do Norte. Essa faixa é densamente povoada e muito procurada pelo fluxo turístico e para o lazer. 
As falésias são caracteristicas desta parte do litoral cearense. São paredões de areia vermelha, formadas ao longo de milhões de anos que se apresentam de frente para o mar e dão relevo à praia.
O crescimento rápido e sem planejamento do turismo de massa, tem provocado danos ao ambiente natural, às paisagens litorâneas e as populações nativas
o desmoronamento de falésias é cena comum em Canoa Quebrada. Além da erosão provocada pela água da chuva, a drenagem mal feita, o tráfego de veiculos, as construções irregulares e a ocupação desordenada estão provocando a morte do ecossitema
O lixo produzido por frequentadores e comerciantes pode ser encontrado em diversos trechos da praia.
A presença de materiais não deixam dúvidas de que neste local surgirá mais uma construção. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) está sempre emitindo sinais de alerta para a destruição da paisagem natural, mas várias construções no alto das falésias estão licenciadas pelo órgão.   
O avanço do mar deixou a edificação praticamente dentro da água
O preço do “progresso” e da inserção no circuito do turismo internacional fez de Canoa Quebrada um destino turístico com data de validade: os impactos negativos estão visíveis por toda parte.     
O turismo predatório está presente em Aracati, onde visitantes descartam lixo no meio ambiente, composto em grande parte por embalagens de alimentos industrializados.  
As falésias de Canoa Quebrada estão situadas em uma Área de Proteção Ambiental. A APA foi regulamentada em março de 1998, abrangendo uma área de 6 mil hectares, que vai de Porto Canoa até a foz do Rio Jaguaribe. No trecho estão cerca de 5 mil pessoas nas comunidades de Cumbe, Canavieira, Estevão, Beirada e Canoa, além de manguezais, dunas, praias, picos e, claro, as falésias.
Na teoria, pertencer a uma APA significa privilegiar o uso sustentável dos recursos naturais e promover a unidade social da comunidade que lá vive. O uso e ocupação dessas áreas são regulamentadas e monitoradas, portanto não deveriam ocorrer construções irregulares ou  ocupação desordenada. Mas, na prática, a criação da APA não estancou o processo de degradação ambiental promovido pela selvageria da especulação imobiliária, nem promoveu uma campanha de educação ambiental capaz de sensibilizar moradores e visitantes para a proteção do meio.

O processo de degradação e destruição ambiental vem ocorrendo não só em Canoa Quebrada, mas grande parte do litoral cearense, também exposto a esse tipo de ocupação, a exemplo de Jericoacoara,  e Beberibe, só para citar as localidades mais conhecidas.
Os grandes empreendimentos turisticos, são na sua maioria pertencentes a estrangeiros, atraídos pela facilidade de obtenção do visto de permanência e pelos preços baixos da terra.
Junto com esses investidores vem os campos de golfe, os hoteis 5 estrelas, os resorts de alto luxo, que para instalá-los precisam de espaço, que estão ocupados com dunas, falésias, lagoas e vegetação nativa.
Quando nada mais restar de paisagem natural, de nada valerão os resorts, os campos de golfe, os parques aquáticos. 
A grande atração é paisagem natural. 
O resto é figuração.  

5 comentários:

  1. P A R A B É N S , Fátima !!!

    É, ficar restrita à Fortaleza, já não
    era possível, quando vc pode muito, muito
    mais!

    Iniciar este blog com Canoa Quebrada,
    foi "uma boa".

    E, como sou "enxerida", sou sua seguidora
    pioneira!
    Tá ótima a postagem, texto e fotos!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. bem vinda Lúcia, não tinha avisado ainda porque estava só uma postagem, mas já que vc achou, ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Vim complementar!!!!!!

    Vc tem razão, só nos apresentam o lado "bunito" desses paraisos.....aí vc vem e nos mostra que
    o PARAISO não é como se pinta. Não é só o poder público que tem que cuidar, a população é parte responsável pela preservação dessas MARAVILHAS que a NATUREZA nos presenteou.
    TÁ FALTANDO EDUCAÇÃO!!!!!!

    De novo: P A R A B É N S !!!!

    ResponderExcluir
  4. Tomei a liberdade de enviar este comentário por ser admirador de Fortaleza, apesar de não conhecê-la ainda. Canoa Quebrada, que beleza de praia! Ainda hei de conhecê-la! Outro motivo é porque fala do cangaço, de Lampião, esse bandido sanguinário que fez história, além de outros assuntos interessantes.
    Tenho um blog com coisas que escrevo (moacirrodrigues.blogspot.com).
    Está a disposição para comentários.
    Abraços,
    Moacir

    ResponderExcluir
  5. Vou visitar seu blog Moacir, obrigada pela visita, volte sempre.

    ResponderExcluir