terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Campos Sales, de Ontem e de Hoje

Campos Sales no início dos anos 60
 
 Associação Comercial 
 Banco do Nordeste
Escola
 Grupo Escolar
 Igreja Matriz de N S da Penha
 prédio do INSS
 vista do paço municipal
 vista aérea
 vista
 praça
 Banco do Brasil
Rua

********************************************************************

No passado o território de Campos Sales pertenceu ao então município de Brejo Seco, hoje Araripe  e o seu povoamento resultou de imensas fazendas de criação, situadas às margens de ribeiras em terras de conhecida fertilidade para a agricultura.
A cidade originou-se do povoado Várzea da Vaca, posteriormente denominado Nova Roma e que passou a denominação atual por força da Lei 530, de 29 de julho de 1899. A sua elevação a condição de Vila outorgada pela lei acima, deveu-se ao então presidente do Estado, Dr. Antônio Pinto Nogueira Accioly. A instalação solene da nova vila verificou-se no dia 27 de outubro de 1899, em meio às mais entusiásticas manifestações de alegria da população.
O Decreto Estadual de 20 de maio de 1931, que suprimiu vários municípios do Ceará, incluiu o de Campos Sales. Na administração do interventor federal Roberto Carneiro de Mendonça, Campos Sales voltou a ter sua autonomia política e administrativa, conquistada pelo Decreto n° 1156, de 4 de dezembro de 1933, passando a ser composto de quatro distritos: Campos Sales, Araripe, Poço das Pedras e São Domingos.
Em Campos Sales está encravada a famosa fazenda que pertenceu a D. Bárbara Pereira de Alencar, heroína cearense que esteve presa em 1817, por haver participado de um movimento revolucionário. D. Bárbara foi encarcerada em várias prisões, de Fortaleza à Bahia. Envelhecida pelo sofrimento, terminou seus dias na velha fazenda, chamada Touro, aos 67 anos de idade. Registram as crônicas que a heroína exilou-se na sua propriedade rural, temendo a revolução chefiada por Pinto Madeira, em 1831.
Conta-se um episódio interessante da vida política de Campos Sales. No principio do século XX já existia na cidade um político “modernizado”. Chamava-se Raimundo Bento Souza Baleco. Naqueles tempos era difícil a comunicação com a capital. O único meio existente era o telégrafo, visto que uma carta demorava até 15 dias para chegar a Fortaleza. Aproveitando-se da distância, auxiliado pelo isolamento, Baleco conseguiu iludir a muito chefão político da época. Para uns telegrafava assinando Raimundo Bento, para outros era Souza Baleco. Tinha dupla identidade, duplo eleitorado. Sua artimanha nunca foi descoberta.
Os foros da cidade são relativamente novos, visto que lhe foram outorgados pelo Decreto 448, de 20 de dezembro de 1938 e sua matriz, que data de 1847, somente passou a ser sede de freguesia a partir de 1944.
Localização: Zona Fisiográfica do Araripe. Limites Norte: Aiuaba, Leste: Antonina do Norte, Potengi e Assaré Sul: Salitre, Oeste: Fronteiras e Pio IX (ambos no Estado do Piauí). A cidade banhada pelo Rio Conceição, fica a cerca de 590 km de Fortaleza. 
Em divisão territorial datada de 17 de janeiro de 1991, o município é constituído de 6 distritos: Campos Sales, Barão de Aquiraz, Carmelópolis, Itaguá, Monte Castelo e Quixariú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


*********************************************************************

Campos Sales Atualmente 

 prefeitura - paço municipal
Praça do Ó
Rua
Rua do Centro
Avenida Raimundo Figueiredo
vista
açude
 Santuário de São Pedro, no distrito de Quixariú
Santuário de São Pedro interior da capela
vista do alto do Santuário de São Pedro
Seminário dos Servos do Sagrado Coração
Jardim do Seminário dos Servos do Sagrado Coração


fonte:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros
IBGE/1959
fotos antigas IBGE  - década de 1960
fotos novas do blog - maio/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário