quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Pentecoste - Terra do Peixe


Nos idos de 1860, Bernardino Gomes Bezerra fazia pouso a sombra de frondosa oiticica, à margem esquerda do Rio Canindé. Nas suas viagens costumeiras entre o litoral onde residia e a sua fazenda no sertão de Canindé, teve a ideia de construir uma casa, onde teria abrigo, em local no meio do caminho entre suas propriedades: a do litoral e a do sertão. 
Nessa empreitada, Bernardino contou com a ajuda de Francisco Carneiro de Azevedo, proprietário da fazenda Barrinha, situada a 3 quilômetros do sítio escolhido.  Em 1862 já havia novas construções, e os moradores liderados por Bernardino, lançaram a pedra fundamental para a construção de uma capela dedicada a N. S. da Conceição. Achando-se a povoação próxima do encontro dos rios Canindé e Curu, deram-lhe o nome de Barra da Conceição ou Conceição da Barra. Rezou a primeira missa naquelas paragens, no domingo de pentecoste de 1864, o padre Manuel Lima. 

 
 Igreja Matriz de N. S. da Conceição, construída em 1864, já passou por reformas, mas ainda conserva alguns traços antigos. Está localizada no centro da cidade, onde nasceu com seus casarões e casas antigas. A Igreja é uma homenagem à santa padroeira do município

Esse fato da vida cristã naquela comunidade incipiente marcaria o início de sua gradativa emancipação, além de lhe conferir a denominação – Pentecoste. Assim em 1869, seria criada a freguesia de N.S. da Conceição (Lei 1283, de 29 de setembro de 1869), desmembrada de Canindé e instituída canonicamente por provisão de 8 de janeiro de 1870.
O município de Pentecoste surgiu em 23 de agosto de 1873, com sede no núcleo de igual nome e elevado à categoria de vila por força da Lei 1542. Instaurado o regime republicano no País, um decreto estadual suprimiu o município, que foi restaurado em 21 de novembro de 1898. 


Prédio da Câmara Municipal
Praça Bernardino Gomes Bezerra
 Igreja de São Francisco
igreja
Centro velho

Elevado definitivamente a condição de cidade com a denominação de Pentecoste, pelo decreto estadual nº 448, de 20 de dezembro de 1938. Pentecoste é constituído de 4 distritos: Pentecoste e Maias, Porfírio Sampaio e Sebastião de Abreu, ex-Serrota.
O municio de Pentecoste está localizado na Zona Fisiográfica do Sertão centro-norte integralmente incluído no Polígono das Secas. 
 
Barragem Eng.º Pereira de Miranda, do Açude Pentecoste, barra o rio Canindé, sistema do rio Curu. A sua bacia hidrográfica cobre uma área de 2.840 km2. Foi construída entre 1950 e 1957. 

 Açude Pentecostes com seu volume normal ... 
foto: http://raimundomoura.blogspot.com.br

e atualmente


O Açude Pentecoste foi inaugurado em janeiro de 1957. A altura máxima é de 31 metros e tem capacidade para acumular 400.000.000 m³. Em razão da estiagem prolongada que atinge o Ceará, o açude está o volume de água muito abaixo de sua capacidade.

 cisterna
Casa na Zona rural
Reservatório no Distrito Sebastião de Abreu (ex Serrota)

Limites: Norte: Umirim, São Luís do Curu e São Gonçalo do Amarante, Leste: Caucaia e Maranguape, Sul: Caridade, Oeste: Apuiarés e Itapajé 
Distância da capital: 89 km.
população estimada 2014 - 36.611 habitantes
população (censo 2010) - 35.400 habitantes  
área da unidade territorial  - 1.378.311 km² 
densidade demográfica - 25,68 km²


fonte:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros
fotos de Rodrigo Paiva
set/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário