segunda-feira, 7 de abril de 2014

Palmácia

  


Em lugar misto de sertão e serra se formou o povoado que primitivamente se chamou de Palmeiras, região das palmas e mais tarde mudado para Silva Jardim. O designativo atual Palmácia foi dado pela lei nº 1.153, de 22 de novembro de 1951. É de formação erudita, para traduzir região das palmas ou palmeiras. Com a denominação de Silva Jardim, foi instituído município pela lei nº 352, de 28 de julho de 1897, embora não tenha sido instalado.
Com uma grande seca que atingia  o Ceará e todo o Nordeste, os índios da etnia Baturité foram se refugiar na região serrana onde hoje é Palmácia, no primeiro indício de ocupação daquelas terras. No entanto, após a seca muitos dos Baturités voltaram para seu lugar de origem.  A fundação de Palmácia adveio da ocupação de sobras das sesmarias nas encostas da região do Maciço de Baturité.

   
O principal meio de transporte da época eram burros e jumentos e os tropeiros ou comboieiro, que viviam de fretes e eram os maiores desbravadores da serra.  À medida que os tropeiros avançavam nas regiões desconhecidas eram encontra novas trilhas usadas pelos índios.
Os tropeiros desbravaram a região ao encontrarem uma trilha que vinha da Aratuba,  que era usada pelos índios e tornava mais rápida a viagem a capital. Isso concorreu para que a cada dia essa rota fosse mais usada pelos tropeiros.  Logo vieram os cortadores de palmas que formaram  pequenos povoados. Estes povoados iam crescendo a com barracas de palhas e o povoado ficou conhecido pelo nome de Arraial das Palmeiras. 

 marco em comemoração ao centenário da educação formal de Palmácia - 1897 - 1997.
Com a chegada de Maria Amélia Perdigão Sampaio que foi a primeira professora pública da cidade, Palmácia deixou de ser lugarejo e tornou-se vila, pois para ser elevada a categoria de vila precisava de uma professora pública. A partir desse fato, tem início a Educação Formal em Palmácia.

  Praça Padre Perdigão Sampaio

Distrito criado com a denominação de Palmeiras, pelo ato provincial de 06 de novembro de 1862, e lei provincial nº 1778, de 23 de novembro de 1878, subordinado ao município de Maranguape.
Foi elevado à categoria de município com a denominação de Palmácia, pela lei estadual nº 3779, de 28 de agosto de 1957, desmembrado de Maranguape, com sede no antigo distrito de Palmácia e constituído de dois distritos: Palmácia e Gado. 

 Arco de São Francisco


Prédio do Paço Municipal

Anteriormente quando ainda pertencia à Maranguape, era denominado Arraial das Palmeiras. Como existiam várias cidades, vilas e distritos denominados Palmeiras, teve o nome alterado para Silva Jardim e mais tarde Palmácia. Sua fundação oficial foi decretada em 06 de novembro de 1862,embora haja indícios mais antigos da ocupação. Seu possível fundador foi Francisco de Queirós. Com o crescimento do povoado, foi iniciada a construção de um oratório, por iniciativa de Monsenhor Custódio. O oratório tornou-se uma capela que depois foi ampliada e é a atual igreja matriz. Ao redor da  igreja, a cidade floresceu.


Palmácia está localizada no Maciço de Baturité,onde concentra a última reserva de mata atlântica no Estado. Uma vegetação exuberante, onde samambaias, orquídeas e flores silvestre convivem com uma fauna nativa que inclui as mais diversas espécies de pássaros.O município é constituído de 3 distritos: Palmácia, Gado e Gado dos Rodrigues. 


 A Igreja Matriz existe desde 1880. A paróquia de Palmácia foi fundada em 6 de janeiro de 1943. O Padroeiro é São Francisco de Assis.
 
Solar da família Sampaio, antiga residência da Professora Maria Florinda Sampaio, atualmente habitado por seus herdeiros.  O Solar data do início do século XX e conta com um belo jardim de flores tropicais, um lago artificial com peixes ornamentais e um mirante onde tem-se uma vista privilegiada de toda a cidade e também das montanhas circunvizinhas. A propriedade possui ainda um extenso pomar e uma área preservada de mata atlântica com aproximadamente 2 hectares, sendo essa uma das poucas áreas de preservação dentro da zona urbana de Palmácia. 

Sobrado dos Linhares, na Fazenda do mesmo nome  em Água Verde, cuja família é herdeira de Máximo Linhares, irmão do Ex-presidente da República, José Linhares. Este casarão data do início do século, mais precisamente, de 1912, sendo constituído de dois pavimentos. Encontra-se abandonado e em péssimo estado de conservação. 


Localização: Maciço de Baturité
Mesorregião Norte Cearense
Microrregião de Baturité
Limites: Norte -  Maranguape; Leste - Guaiuba; Sul - Redenção e Pacoti; Oeste -  Caridade 
Distância de Fortaleza - 60 quilômetros
População estimada em 2012 - 12.330 habitantes

Morro do Cruzeiro
 
O acesso a  partir de Fortaleza pode ser feito através da rodovia CE-065, também conhecida como Rodovia Senador Carlos Jereissati. Antes de chegar a Palmácia passa pelas cidades de Maracanaú e Maranguape. As demais vilas, lugarejos, sítios e fazendas de Palmácia são acessíveis  através de estradas estaduais, asfaltadas ou carroçáveis.

pesquisa:
IBGE
Wikipédia 
fotos Rodrigo Paiva e Ricardo Vianna 
abril/2014


3 comentários: