segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Maracanaú


 O topônimo Maracanaú, vem do tupi, significando lagoa onde bebem as maracanãs . Sua denominação original era Vila de Santo Antônio do Pitaguary, e a  partir de 1890 adotou o nome atual. 


 Município criado em 4 de julho de 1983
População:  censo de 2010: 209.057 habitantes
Total de homens: 102.078 e 106.979 mulheres
População urbana: (2010) 207.623
População rural (2010) 1.434 moradores
estimativa 2012 – 213.404 habitantes 
Densidade demográfica: 1.877, 75 hab/km²
Área do município: 105,696 km²
Altitude: 48 m
 


Clima – tropical quente, subúmido, com chuvas de janeiro a maio
Relevo – tabuleiros pré-litorâneos
Bioma – caatinga
Vegetação – caatinga arbustiva densa, complexo vegetacional da zona litorânea, floresta subcaducifólia tropical fluvial e floresta subperenifólia plúvio-nebular

 

Hospital de Maracanaú ainda e construção e vista da fachada atual 
O hospital foi fundado em 4 de junho de 1952 como Sanatório de Tuberculose, vinculado ao Ministério da Saúde. Passou à condição de hospital geral em 1982. Na década de 90, recebe o nome de Hospital Municipal de Maracanaú. Em 2000, foi municipalizado e, em 2008, em homenagem a um de seus diretores, seu nome passou a ser Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda.

Limites do município:
  ao Norte: Fortaleza e Caucaia; Sul: Maranguape e Pacatuba; Leste: Pacatuba e Fortaleza; Oeste:  Maranguape e Caucaia
Localização 
 Mesorregião –  região metropolitana de Fortaleza-Microrregião de Fortaleza
 São José é o padroeiro do município e da Matriz. O santo padroeiro foi homenageado com uma estátua de 15 metros de altura, inaugurada em 2009, na praça José Holanda do Vale, no centro da cidade.
Estátua representando o Padre Cícero juntamente com a do Monsenhor Murilo construída ao lado e de joelhos numa saudação genuflexa ao “Padim”. O monumento tem 15 metros de altura. O escultor é o juazeirense Franciné Diniz, também responsável pela construção das imagens de Nossa Senhora de Fátima no bairro de Fátima; de Nossa Senhora da Assunção na Barra do Ceará e de Santa Edwiges no bairro Moura Brasil, todas em Fortaleza. 

Distrito criado com a denominação de Maracanaú, por ato, de 08 de janeiro de 1890, subordinado ao município de Maranguape. Elevado à categoria de município com a denominação de Maracanaú, pela lei estadual nº 4437, de 30 de dezembro de 1958. Pela lei estadual nº 8339, de 14 de dezembro de 1965, é extinto o município de Maracanaú, sendo seu território anexado ao município de Maranguape.  Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Maracanaú, pela lei estadual nº 10811, de 04 de julho de 1983, desmembrado de Maranguape. Sede no antigo distrito de Maracanaú. Atualmente o município é constituído de dois distritos: Maracanaú (1983) e Pajuçara (1990).


Devido à expansão do perímetro urbano, e ao aumento populacional das duas cidades, Maracanaú e Fortaleza vivenciam um avançado processo de conurbação – unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, onde os limites físicos entre os municípios desaparecem.  Por causa desse fenômeno, muitos moradores que habitam nas proximidades do que seriam os limites de municípios, sofrem com a indefinição de qual município estaria seu domicílio.Esse fenômeno foi destacado, inclusive, pela ONU, no estudo "Estado das Cidades da América Latina e Caribe", lançado em agosto de 2012. 
"A expansão urbana fez com que muitas cidades transbordem os limites administrativos de seus municípios e terminem absorvendo fisicamente outros núcleos urbanos mediante um processo de conurbação. O resultado foi a aparição de áreas urbanas de grandes dimensões territoriais, às vezes formalizadas em uma área metropolitana, integradas por múltiplos municípios e com uma intensa atividade econômica. É o que ocorreu com muitas das capitais latino-americanas e algumas grandes aglomerações, como Caracas, Fortaleza, Guayaquil ou Medellín", diz o estudo.  

 

 Atualmente Maracanaú além de ser o maior centro industrial do Ceará em razão do seu Distrito Industrial, é conhecida como a maior cidade dormitório do Ceará. Possui o segundo maior PIB do Estado, atrás apenas de Fortaleza e o terceiro maior produto interno bruto per capita do Ceará, estando atrás apenas dos municípios de Eusébio e São Gonçalo do Amarante. 

pesquisa:
Anuário do Ceará 2013
IBGE
wikipédia
O Povo
fotos de Raquel Garcia - jan/2014

Um comentário:

  1. moro na cidade a 30 anos ,vi a cidade passar por muitas trasformaçoes,para melhor nós estamus de parabésn ,

    ResponderExcluir