sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Associação dos Merceeiros

 

A foto mostra o prédio original, rodeado de portas com varandas, piso alto, porões com as aberturas para a rua. Pela rua Major Facundo, passavam os trilhos dos bondes e sua fiação

associação dos Merceeiros foi fundada no dia 5 de abril de 1914, para proteger os interesses de pequenos comerciantes – retalhistas de secos e molhados, de estivas e miudezas. (retalhistas refere-se a pessoas ou empresas que vendem ou compram a retalho, ou seja, em pequenas quantidades ou unidades para o consumidor final. No caso, os bodegueiros). A Associação oferecia atividades de assistência de caráter social, instrutiva e financeira. Foi instalado no dia 10 de maio do mesmo ano, num pequeno prédio da Rua Floriano Peixoto, com status de Sociedade Civil, de caráter indissolúvel, sem fins lucrativos beneficente e filantrópica, sendo considerada de utilidade pública tanto pelos Governos Estadual quanto pelo Federal.


A Associação foi fundada no dia 5 de abril de 1914 por um grupo de 14 merceeiros, num pequeno prédio da rua Floriano Peixoto, com o fim de proteger os pequenos comerciantes naqueles tempos difíceis da Primeira Guerra Mundial

Em 1925 a Associação criou o Crédito Auxiliar dos Merceeiros (Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Ltda), mais tarde, Banco de Crédito Auxiliar. A sede própria foi construída a partir de 1926, em uma casa pequena comprada de um bodegueiro associado e construída em etapas, com ajuda de associados que trabalhavam gratuitamente. Depois o imóvel foi ampliado a partir de uma casa desapropriada pelo governo e anexada à Associação. O prédio de arquitetura eclética tem características Art Décor, muito em voga nas construções dos anos 1930/40 em Fortaleza.

A Associação dos Merceeiros angariou grande número de sócios, e além de prestar assistência jurídica e médica aos associados, mantinha uma farmácia, criou um cinema, inaugurado no dia 1 de novembro de 1930 e uma escola de primeiro grau mantida em convênio com o governo do Estado. Em 1935, na sessão comemorativa do 5° aniversário, um incêndio destruiu as instalações do Cinema dos Merceeiros. Depois do sinistro, o cinema encerrou as atividades em definitivo.

A própria Associação, que já vinha enfrentando diversas dificuldades, encerrou as atividades na sua sede própria no dia 13 de agosto de 2018, devido a dívidas acumuladas em várias gestões. Desde então, o belo edifício de sua propriedade, permanece fechado. Dizem que a Associação reabrirá em novo endereço.


Atualmente o prédios dos Merceeiros encontra-se fechado, todo pichado e com placa de "Aluga-se" 

Algumas instituições de assistência a trabalhadores de classe encerram as atividades porque perderam suas finalidades. A Associação dos Merceeiros é uma delas. O seu público-alvo desapareceu com as novas práticas comerciais e de varejo, com o advento dos supermercados, que oferecem produtos fracionados de todas as formas. Assim, as  bodegas e pequenos comércios de antigamente foram praticamente extintos. A saída é se readaptar, identificar novo público e ampliar suas possibilidades, com novos serviços.


Fotos do Arquivo Nirez 

Publicação Fortaleza em Fotos/Fátima Garcia

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Colégios Religiosos Católicos

 Os colégios religiosos em atividade têm pontos em comum que se destacam: a antiguidade -- alguns são centenários; apenas um deles  tem menos de 50 anos de funcionamento -- e a estabilidade: funcionam em prédios próprios e no mesmo endereço. Um deles, o Imaculada Conceição é a segunda escola secundária mais antiga de Fortaleza, antes dela, só o Liceu do Ceará, fundado em 1845. Todos recebem alunos do Infantil ao Ensino Médio. Alguns deles funcionam em mais de uma unidade. 

Colégio Santa Isabel

Capela do Colégio Santa Isabel

Fundado em 1937, pela irmã Isabel Daniel, numa pequena sede na Praça São Sebastião. No ano seguinte mudou-se para sua sede atual, na Avenida Bezerra de Menezes. Vinculado à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Fica na Avenida Bezerra de Menezes, 2840, São Gerardo

Colégio Santo Tomás de Aquino

O Colégio Santo Tomás de Aquino foi fundado no dia 07 de março de 1963, por iniciativa do pároco do Santuário de Fátima, Monsenhor Gerardo de Andrade Ponte, sob a denominação de Externato Santo Tomás de Aquino, contando, com apenas 52 alunos. O Colégio pertence à Paróquia de Fátima e é subordinado ao Conselho Paroquial Nossa Senhora de Fátima, sua entidade mantenedora. Localizado na Rua Mario Mamede, 750, Fátima. 

Colégio Santo Inácio

Colégio Santo Inácio fachada interna

Pertencente à Rede Jesuíta de Educação, o Colégio Santo Inácio Iniciou suas atividades educativas nos anos de 1955 e 1956 recebendo seus alunos em regime de semi-internato. No dia 1º de março de 1960, inaugurou a sua nova sede, localizada na Avenida Desembargador Moreira, 2355 – Dionísio Torres, onde permanece até os dias atuais. 

Colégio Imaculada Conceição

Colégio da Imaculada Conceição/Igreja do Pequeno Grande 

O Colégio da Imaculada Conceição funcionou a partir de 1867, num prédio construído para abrigar um hospital. Ao longo do tempo, o Colégio conquistou posição de destaque na educação das moças pertencentes a elite da cidade. Foi dirigido inicialmente por 19 irmãs de caridade, todas francesas. Entidade ligada à Ordem das Filhas de Caridade de São Vicente de Paula. Fica na Avenida Santos Dumont, n° 55, Centro.

Colégio Santa Cecilia

Sede antiga no Benfica do Colégio Santa Cecília

O Colégio Santa Cecília faz parte do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, congregação belga fundada em 1823 por Madre Agathe Verhelle. As religiosas Damas chegaram ao Brasil em 1896, estabelecendo-se em Olinda (PE), de onde se transferiram para Recife. Em Fortaleza, as Irmãs chegaram no início de 1952, onde vieram para continuar o trabalho de educação da juventude cearense, iniciado em 1911 por Dona Almerinda Albuquerque. Até 1959, o Colégio Santa Cecília funcionou no Benfica, e em  1960, instalou-se na Aldeota, na Avenida Senador Virgílio Távora, 2000.

Colégio Piamarta

A escola teve início no dia 25 de setembro de 1960 quando as aulas começaram com uma turma de vinte crianças, na sacristia da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. No ano seguinte foi iniciada a construção do prédio da escola, onde se encontra até os dias atuais, na Rua Padre João Piamarta, 161, Parreão. Estabelecimento dirigido pela Congregação Sagrada Família de Nazaré, fundada por São João Batista Piamarta.

Colégio Medalha Milagrosa

A escola surgiu em 1947, num antigo estábulo, que mais tarde foi transformado em sala de aula. Depois passou a atender crianças carentes do bairro Montese e adjacências, tendo a Sra. Adelaide Salvador como primeira professora. A Escola passa a funcionar regularmente em 1953. Entidade integrante da Rede de Educação Vicentina. Fica na Rua Padre João Piamarta, 415, Parreão.

Colégio Nossa Senhora das Graças

Sede no Benfica do Ginásio Americano 

O Colégio Nossa Senhora das Graças teve a sua origem no Benfica, com a denominação de Ginásio Americano. Em 1950, as Religiosas da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria – as Cordimarianas assumiram a direção do Colégio. Em 11 de fevereiro de 1958, transferiram-se para o bairro de Fátima, numa nova sede, a fim de atender as necessidades de novos alunos, de um bairro que nascia sob as bênçãos da Virgem de Fátima. Fica na Rua Monsenhor Otávio de Castro, 535, bairro de Fátima.

Colégio Shalon

Fundado em 13 de fevereiro de 1987, visando a educação infantil. Ao longo dos anos passou por diversas sedes e expandiu-se para os ensinos fundamental e médio. Fica na rua Oswaldo Cruz, 3401. Colégio vinculado à Comunidade Católica Shalon

Colégio Juvenal de Carvalho

Capela do Colégio Juvenal de Carvalho - 1931

O Colégio Juvenal de Carvalho, foi fundado em 26 de abril de 1933; está  completando em 2025, 92 anos de serviços prestados à sociedade cearense. O Juvenal de Carvalho é uma Unidade Educacional da Inspetoria Maria Auxiliadora e integra a maior rede católica de educação das Américas, a Rede Salesiana Brasil de Escolas. Fica na Avenida João Pessoa, 4279, Damas. 

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Localizado na Avenida Imperador, 1490, Centro. Entidade da Rede de Educação Vicentina.

Colégio Salesiano Dom Bosco

 Fica na Avenida Antônio Sales, 116, bairro Joaquim Távora. Escola vinculada à Rede Salesiana Brasil de Escolas. 


pesquisa nos sites das escolas. fotos do Arquivo Nirez e da Internet

por Fátima Garcia