domingo, 26 de fevereiro de 2012

São Benedito - Ceará


População – 44.178 habitantes (IBGE Censo 2010)
Área da unidade territorial – 338,243 km²
Densidade demográfica – 130,61 hab/km²
Localização – na Serra da Ibiapaba a 903 metros de altitude. São Benedito é um município localizado na Macrorregião de Sobral/Ibiapaba, na Mesorregião do Noroeste Cearense denominado Serra da Ibiapaba.
Limites
Norte: Mucambo e Ibiapina
Sul: Carnaubal e Guaraciaba do Norte
Leste: Graça
Oeste: Estado do Piauí
Distância de Fortaleza – cerca de 360 km.


a Praça da Nação Tabajara, também conhecida como Praça dos Índios, foi inaugurada em 1979. O local abriga um monumento em homenagem aos Índios Tabajaras, que eram grandes guerreiros de índole rebelde que dominavam outras tribos indígenas existentes.
A região de São Benedito, como todo o Planalto da Ibiapaba, era habitada pelos índios tabajaras (Senhor dos Aldeias) e outros, a exemplo de Anaces e Arariús.
No período de 1607/1721, os jesuítas tiveram dificuldade de catequizar devido a rebeldia dos Tabajaras. O aldeamento, como também a legalização das terras indígenas, só foi conquistado em 1720.
Como personagem principal da história de São Benedito, se destaca o chefe indígena Dom Jacob de Sousa, considerado o principal personagem de origem da cidade. 

Histórico e origem do Município de São Benedito

O lugar chamou-se primitivamente Rio Arabê ou das Baratas, segundo versão tupi, havendo como referência o riacho (Século XVII).  Nessa época, a terra era habitada pelos Tapuias, marcando um dos principais aldeamentos  indígenas.
As origens do município de São Benedito se confunde com a ocupação da Serra da Ibiapaba, a  contar do ano de 1604, quando Pero Coelho de Souza, após subjugar os Tabajaras da Ibiapaba, estendeu suas conquistas ao longo da Grande Serra da Ibiapaba, montando seu quartel-general nesse local.
Em 1759, quando da expulsão dos Jesuítas, da Ibiapaba, coube ao Índio Jacob reunir o contingente de sua obediência e buscar refúgio no referido Rio Arabê, instalando ali sua aldeia. Logo em seguida, grupos dispersos se acercaram do reduto, montaram seus acampamentos  e formou-se por essa via o povoamento. 

Rua de São Benedito
Santuário de São Francisco

O Santuário de São Francisco foi construído na década de 60 pelo pároco Otalício Carneiro de Vasconcelos, é considerada uma das obras de maior destaque na cidade de São Benedito.
A estátua, tida como um dos equipamentos mais valiosos da cidade, foi solenemente benta por Dom José Bezerra Coutinho, Bispo na Estância do Estado de Sergipe – SE.

Igreja Matriz de São Benedito
O povoado de São Benedito nasceu em torno de um nicho construído pelo índio Jacó de Sousa Castro em homenagem a São Benedito. Em 1841, Padre Felipe Benício, Vigário de Viçosa do Ceará, reconstruiu a capelinha no mesmo lugar no nicho de Jacó. Nova capela foi iniciada em 23 de agosto de 1850 no lugar onde hoje está a matriz, e inaugurada em 22 de dezembro de 1851. Em 06 de agosto de 1874, em virtude da lei provincial n° 1600, Dom Luís Antônio dos Santos criou a paróquia


Praça e Coreto ao lado da Igreja Matriz 
Santuário de Fátima da Serra Grande 



O Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande é um complexo religioso formado por um templo principal com capacidade para 1.500 pessoas, 3 capelas, hotel, restaurante, trilha do rosário, livraria e demais serviços afins.  

fotos: Ricardo Vianna e Fátima Garcia
fontes:
Wikipédia
IBGE
http://www.saobenedito.ce.gov.br

14 comentários:

  1. Olá gostaria de saber se tem alguma lenda em São Benedito que seja popular da cidade é para um livro, qualquer informação escreva para o E-mail vinicius.vr.rodrigues88@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhuma, Vinicius, mas espero que se alguém souber de alguma, escreva para seu email. boa sorte

      Excluir
  2. Muito interessante, sou da Serra, e muita de nossas histórias são desconhecidas por nós mesmos. Escrevo sobre história da minha cidade: Viçosa do Ceará. http://aprendizhistoriadora.blogspot.com.br/p/historia-de-vicosa-do-ceara.html

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, sou da Serra, e muita de nossas histórias são desconhecidas por nós mesmos. Escrevo sobre história da minha cidade: Viçosa do Ceará. http://aprendizhistoriadora.blogspot.com.br/p/historia-de-vicosa-do-ceara.html

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe me dizer o nome do primeiro vigário e o primeiro prefeito de São Benedito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Capitão da Guarda Nacional Aristides Barreto foi primeiro Prefeito eleito em 1926

      Excluir
  5. Alguém sabe me dizer o nome do primeiro vigário e o primeiro prefeito de São Benedito?

    ResponderExcluir
  6. São Benedito é difícil encontrar algum cidadão daí que de fato conheça a história dessa cidade.
    Sou sambeneditense por opção é a muitos anos fui embora dessa provinciana cidade cravada no leito da Serra grande no colo da Ibiapaba.
    Essa cidade produzia alimentos para mais de 200 mil pessoas quando New York era apenas uma vila.
    Nem a Suíça em sua riqueza consegue ser mais alegre e laboral que a nossa pobre cidade. Que os exemplos de Farias Brito e de Walfrido Salmito, Almirante Rubim e Henrique Saboia que lutaram e morreram por nós no Rio da Prata nos inspire a um povo guerreiro e batalhador!!!!
    Que sejamos conhecedores de quem de fato somos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou fazendo um trabalho sobre o Rio Arabê, você poderia me dar alguma informação ?

      Excluir
  7. Quero saber da história de umas mulheres valentes q ficaram conhecida como as pirocas.

    ResponderExcluir
  8. Que legal. Tô buscando saber sobre minha genealogia, suspeito que meu tataravo foi fundador da cidade. Alguém sabe dizer o nome do fundador ou dos envolvidos? Já pesquisei mas tá meio vago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite!
      Também tenho a mesma suspeita. Meu Bisavô era Raimundo Rodrigues de Medeiros, filho do Alferes MAnoel João de Maria, portugueses residentes em São BEnedito. Suas informações, batem com as minhas? Att., yannanet@hotmail.com.

      Excluir
  9. Sou de SP gostaria de saber quais pousada tem aqui gostaria de visitar esse lugar

    ResponderExcluir